Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30297
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_DanieleBeibePereiraDaSilva_tcc.pdf1,69 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação do CPC 47/IFRS 15: um estudo de caso em uma empresa de tecnologia no DF
Autor(es): Silva, Daniele Beibe Pereira da
Orientador(es): Santana, Cláudio Moreira
Assunto: Empresas de TI
Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC)
Indicadores financeiros
Demonstrações contábeis
Data de apresentação: 7-Dez-2020
Data de publicação: 31-Mar-2022
Referência: SILVA, Daniele Beibe Pereira da. Aplicação do CPC 47/IFRS 15: um estudo de caso em uma empresa de tecnologia no DF. 2020. 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: No mundo das finanças uma das principais informações é a receita, por isso as normas que regem o seu reconhecimento são extremamente relevantes. Diante disso, em maio de 2014 o IASB emitiu o IFRS 15 – Reconhecimento da Receita, que veio para unificar as normas com o objetivo de aumentar a comparabilidade das informações contábeis das empresas de todos os setores. No Brasil o Comitê de Pronunciamentos Contábeis realiza a convergência das normas internacionais para a nossa realidade e, em dezembro de 2016 emitiu o CPC 47 – Receita de contrato com Cliente, que se baseia no IFRS 15. Não obstante, em nosso país enfrentamos uma dificuldade de adaptação às normas internacionais pelo fato de dispormos de uma legislação tributária e contabilidade pública extremamente complexas. Por conseguinte, a nova norma trouxe mudanças principalmente para as indústrias de gestão de ativos, automotiva, engenharia e construção, entretenimento e mídia, produtos industrializados e fabricação, farmacêutica e biotecnologia, imóveis, varejo e consumidor, tecnologia e telecomunicações, segundo a PWC (PriceWaterhouseCoopers) (2017). O objetivo deste estudo é analisar os impactos do CPC 47/IFRS 15 numa empresa de tecnologia sediada em Brasília. Os procedimentos adotados foram análise de processos, documental e entrevistas estruturadas com colaboradores das áreas de controladoria e diretoria de operações da empresa. A limitação desse estudo se dá pelo fato de que foi realizado com apenas uma empresa de um dos setores afetados pela nova norma, a sugestão para estudos futuros é ampliar a pesquisa para outros setores com o objetivo de averiguar quais foram os efeitos. Nesse desiderato, conclui-se que o CPC 47 trouxe a oportunidade de ampliar o conhecimento dos stakeholders que não possuem conhecimento profundo da contabilidade. A alta direção abriu espaço para a controladoria disseminar o conhecimento dentro da empresa, fazendo com que todos percebessem a importância do conhecimento contábil e como ele poderia ajudar nas tomadas de decisão.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.