Título: | Point cloud compression : silhouette 3d: migration from matlab to c++ |
Autor(es): | Komatsu, Otho Teixeira |
Orientador(es): | Silva, Eduardo Peixoto Fernandes da |
Assunto: | Algoritmos Nuvem de pontos Imagens 3D |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 31-Mar-2022 |
Referência: | KOMATSU, Otho Teixeira. Point cloud compression: silhouette 3d: migration from matlab to c++. 2021. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Com o aumento des pesquisas em métodos de compressão point clouds, uma variedade de algoritmos
foram desenvolvidos adotando uma particular abordagem com o objetivo de gerar codificadores mais perfomáticos, isto é, com melhores taxas de compressão. Um dos algoritmos desenvolvidos trata-se do Silhouette 3D (S3D), criado pelo trabalho do Peixoto, que utiliza-se de técnicas de compressão de imagens.
A versão inicial feita em Matlab apresenta resultados superiores comparado à maioria dos encoders de
point cloud, inclusive o GPCC codec; indicando a eficiência do método. Para a submissão do algoritmo ao
MPEG para considerarem a sua proposta, o codificador deve ser migrado para uma linguagem mais comum
a codecs, além de aprimorar sua performance utilizando-se de linguagem compilada. Assim, uma equipe
foi formada para iniciar o processo de migração do código original Matlab para C++, em que cada membro
foi responsavel por uma parte específica do processo. Esse trabalho explana tanto o processo de mode- ´
lagem quanto implementação das principais classes e abstrações de dados do algoritmo S3D, além disso
avalia sua performance considerando sua taxa de compressão e tempo de execução, cujo valor pode ser
reduzido. Os resultados mostram que a nova versão migrada apresenta uma taxa de compressão superior
assimilar à versão original, e um significativa redução do seu tempo de execução. |
Abstract: | With the increase on point cloud compression methods research, a variety of algorithms was developed
with a particular approach in order to propose a more performative encoder, i.e, a better compression rate.
One of these algorithms is the Silhouette 3D(S3D), developed by Peixoto’s work, using image compression
techniques on the process. The initial version implemented in Matlab presented outperforming results
compared to the most encoders and the GPCC codec, indicating efficiency of the method. In order to
submit this algorithm to MPEG for consideration, the encoder had to be migrated to a more usual language
to codecs and improving its performance using a compiled language. Thus, a team was formed to start
the process of migrate the original Matlab implementation to C++, where each member was responsible
for a specific part of this process. This work explains the process of modelling and implementing the
main classes and data abstractions from the S3D algorithm, and assess its performance considering its
compression rate and execution time, which value should be reduced. The results shows that the new
migrated version presents a similar compression rate as the original, and a significantly reduction on the
algorithm’s time execution. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Ciência da Computação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Engenharia da Computação
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.