Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30291
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabrielMarcelino_MatheusFelixSantos_tcc.pdf385,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação prática de treinamento concorrente
Autor(es): Marcelino, Gabriel Lima Junker
Santos, Matheus Felix Batista dos
Orientador(es): Carmo, Jake Carvalho do
Assunto: Treinamento
Atividade física
Força muscular
Resistência
Atletas - resistência muscular
Data de apresentação: 28-Out-2021
Data de publicação: 31-Mar-2022
Referência: MARCELINO, Gabriel Lima Junker; SANTOS, Matheus Felix Batista dos. Aplicação prática de treinamento concorrente. 2021. 19 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O treinamento concorrente tem se tornado cada vez mais disseminado tanto entre atletas como pessoas recreacionalmente ativas. A utilização desse método de treinamento implica no desenvolvimento de mais de uma valência física e não apenas uma valência específica. Mas até que ponto o treinamento concorrente é eficaz? O presente trabalho tem como objetivo analisar o comportamento do treinamento concorrente em diferentes populações assim como verificar qual valência, entre força e resistência aeróbica, deve ser realizada primeiramente, na mesma sessão de treinamento ou em sessões diferentes e também verificar se há ou não interferência para diferentes intensidades de treinamento em relação ao VO2max. A metodologia adotada baseia-se em pesquisas feitas no banco de dados PubMed e Biblioteca Virtual da Saúde (Medline) onde foram utilizados artigos de testes clínicos e revisões que avaliaram o efeito do treinamento concorrente em diferentes grupos de pessoas. Os resultados encontrados demonstraram semelhanças no efeito do treinamento concorrente tanto para indivíduos treinados como para não treinados. Indivíduos não treinados mostraram uma maior resposta adaptativa em relação aos indivíduos treinados. O treinamento concorrente promove adaptações conjuntas de força e resistência até um certo ponto de treinamento onde aparece o efeito de interferência. Por fim, o presente trabalho verificou que o treinamento concorrente é muito eficiente no que diz respeito a resposta de adaptação tanto para indivíduos treinados como para sem treinamento, sendo que as maiores adaptações ocorreram em indivíduos não treinados. Em atletas, o treino concorrente pode ser utilizado para desenvolver valências físicas que vão além das valências que seu esporte exige prioritariamente. É necessário maiores estudos para saber qual ordem de treinamento deve ser seguida, assim como a intensidade e o volume a fim de diminuir o efeito de interferência.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.