Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30285
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabrielMendesDosSantos_tcc.pdf730,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: As modificações promovidas pelo Decreto nº 10.003/2019 na dinâmica de participação social do Conselho Nacional do Direito das Crianças e Adolescentes
Autor(es): Santos, Gabriel Mendes dos
Orientador(es): Negri, Camilo
Assunto: Participação social
Direitos das crianças
Crianças e adolescentes
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 30-Mar-2022
Referência: SANTOS, Gabriel Mendes dos. As modificações promovidas pelo Decreto nº 10.003/2019 na dinâmica de participação social do Conselho Nacional do Direito das Crianças e Adolescentes. 2021. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: No fortalecimento das vias democráticas de participação social e política, os espaços deliberativos de políticas públicas são cada vez mais necessários e presentes, a expansão desses mecanismos de decisão e discussão apresenta uma grande evolução no pensamento de inclusão social, ação pública e ação coletiva. O Conselho Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes representa a tentativa de progressão dos mecanismos e sistemas de controle, gestão e desenvolvimento, além de um importante instrumento participativo e paritário para fomentar a discussão e resolução de temas pertinentes ao governo nacional. Apesar da sua importante atuação no cenário das políticas públicas, o CONANDA encontra várias dificuldades, visto que o conselho se mostra um ambiente de conflito de interesses e está limitado às decisões de agentes políticos específicos. Após a publicação do Decreto 10.003 de 04 de setembro de 2019, que mudou a estrutura interna do CONANDA, o conselho encontrou dificuldades e limitações por passar por um processo de desmonte limitando então a ação de suas veias participativas e do seu real objetivo. Dessa forma, o estudo buscou comparar as mudanças ocorridas no processo de participação social dentro do Conanda, a partir do Decreto nº 10.003/2019 e os efeitos imediatos da publicação deste Decreto comparando documentos anteriores e posteriores à sua publicação evidenciando a queda das atividades do conselho e dos resultados da sua atuação. Os resultados encontrados mostraram que as mudanças provenientes do Decreto 10.003 são contrárias a toda a evolução da ideia de conselhos gestores como mecanismos de participação social.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.