Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30273
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PedroDaudtRodriguesNascimento_tcc.pdf651,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A influência da música no desempenho físico nas aulas de educação física
Autor(es): Nascimento, Pedro Daudt Rodrigues do
Orientador(es): Bezerra, Ricardo Flávio de Araújo
Assunto: Música
Música - efeito fisiológico
Atividade física
Estudantes - desempenho escolar
Educação física
Data de apresentação: 5-Nov-2021
Data de publicação: 30-Mar-2022
Referência: NASCIMENTO, Pedro Daudt Rodrigues do. A influência da música no desempenho físico nas aulas de educação física. 2021. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Apesar de diversos artigos apontarem a eficiência da música no ambiente esportivo, pouco ainda se fala sobre a influência da música nos estados de ânimo e no desempenho dos estudantes em aulas de Educação Física. Assim, esse trabalho tem como objetivo verificar se o uso de âncoras musicais influenciam ou não no desempenho esportivo em escolares. Trata-se de uma revisão de literatura onde foram feitas buscas nas bases de dados Eric, Capes, Pubmed e Google Acadêmico com os descritores “música, desempenho físico, emoções, atividade física e escolares” nas línguas portuguesa, espanhola e inglesa. Os resultados apontam que o número de passos tanto para homens quanto para mulheres se apresentaram superiores em aulas com música do que sem música em todos os tipos de exercícios físicos. Houve controvérsias entre os números de passos e tempo de atividade física entre os gêneros masculino e feminino. Conclui-se que a música influencia intimamente no desempenho esportivo dos discentes independente do ano ou idade que se encontram. Dessa maneira, os tutores podem utilizar a música como recurso nas aulas de educação física para que os aprendizes acessem maiores estados de ânimo e assim almejem melhores desempenhos durante a prática de exercício físico.
Abstract: Although several articles point out the efficiency of music in the sports environment, little is said about the influence of music on the moods and students' performance in physical education classes. Thus, this research aims to verify whether the use of music anchors influences or not the sport performance in students. This is a literature review where searches were made in Eric, Capes, Pubmed and Google Academic databases with the descriptors "music, physical performance, emotions, physical activity and schoolchildren" in Portuguese, Spanish and English. The results show that the number of steps for both men and women were higher in classes with music than without music in all types of exercises. There were controversies between the number of steps and physical activity time between males and females. It is concluded that music closely influences the sport performance of students regardless of their year or age. Therefore, tutors can use music as a resource in physical education classes for learners to access higher states of mind and thus aim for better performances during physical exercise.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.