Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Bezerra, Ricardo Flávio de Araújo | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Pedro Daudt Rodrigues do | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Pedro Daudt Rodrigues do. A influência da música no desempenho físico nas aulas de educação física. 2021. 43 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apesar de diversos artigos apontarem a eficiência da música no
ambiente esportivo, pouco ainda se fala sobre a influência da música nos
estados de ânimo e no desempenho dos estudantes em aulas de Educação
Física. Assim, esse trabalho tem como objetivo verificar se o uso de âncoras
musicais influenciam ou não no desempenho esportivo em escolares. Trata-se
de uma revisão de literatura onde foram feitas buscas nas bases de dados Eric,
Capes, Pubmed e Google Acadêmico com os descritores “música,
desempenho físico, emoções, atividade física e escolares” nas línguas
portuguesa, espanhola e inglesa. Os resultados apontam que o número de
passos tanto para homens quanto para mulheres se apresentaram superiores
em aulas com música do que sem música em todos os tipos de exercícios
físicos. Houve controvérsias entre os números de passos e tempo de atividade
física entre os gêneros masculino e feminino. Conclui-se que a música
influencia intimamente no desempenho esportivo dos discentes independente
do ano ou idade que se encontram. Dessa maneira, os tutores podem utilizar a
música como recurso nas aulas de educação física para que os aprendizes
acessem maiores estados de ânimo e assim almejem melhores desempenhos
durante a prática de exercício físico. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música | pt_BR |
dc.subject.keyword | Música - efeito fisiológico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividade física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estudantes - desempenho escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física | pt_BR |
dc.title | A influência da música no desempenho físico nas aulas de educação física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T11:19:00Z | - |
dc.date.available | 2022-03-30T11:19:00Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30273 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Although several articles point out the efficiency of music in the sports
environment, little is said about the influence of music on the moods and
students' performance in physical education classes. Thus, this research aims
to verify whether the use of music anchors influences or not the sport
performance in students. This is a literature review where searches were made
in Eric, Capes, Pubmed and Google Academic databases with the descriptors
"music, physical performance, emotions, physical activity and schoolchildren" in
Portuguese, Spanish and English. The results show that the number of steps for
both men and women were higher in classes with music than without music in
all types of exercises. There were controversies between the number of steps
and physical activity time between males and females. It is concluded that
music closely influences the sport performance of students regardless of their
year or age. Therefore, tutors can use music as a resource in physical
education classes for learners to access higher states of mind and thus aim for
better performances during physical exercise. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|