Título: | A interferência da desigualdade digital no acesso às políticas públicas : um estudo de caso do Programa Auxílio Emergencial |
Autor(es): | Santos, Samara Marinho Mendonça dos |
Orientador(es): | Freitas, Christiana Soares de |
Assunto: | Exclusão digital Desigualdade social Políticas públicas Auxílio emergencial |
Data de apresentação: | Mar-2021 |
Data de publicação: | 29-Mar-2022 |
Referência: | SANTOS, Samara Marinho Mendonça dos. A interferência da desigualdade digital no acesso às políticas públicas: um estudo de caso do Programa Auxílio Emergencial. 2021. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A complexidade da organização da sociedade contemporânea tem
proporcionado desafios aos gestores de políticas públicas, especialmente nesse
momento de pandemia ocasionado pelo novo coronavírus (COVID-19), que assolou a
comunidade global na virada da década de 2020. Diante deste contexto de inúmeros
desafios sanitários e suas medidas impostas, o Governo Federal e o Congresso
Nacional legislaram em favor do Auxílio Emergencial, disciplinado pela Lei n.
13.982/2020, a política pública que instituiu uma renda de caráter transitório para
subsidiar as necessidades essenciais da população afetada pela pandemia da COVID19.Com base neste contexto e frente à ascensão do Estado Digital, este estudo tem
por objetivo elucidar as possíveis interferências do fenômeno da exclusão digital no
acesso ao programa governamental “Auxílio Emergencial”. Em razão da amplitude do
programa no cenário nacional, empregou-se nesta pesquisa a metodologia de estudo
de caso único no território da Cidade Estrutural, visto que esta apresenta um histórico
de extensa desigualdade socioeconômica. Para além, a pesquisa tem sua natureza
descritiva sendo desenvolvida por intermédio da triangulação dos dados qualitativos e
quantitativos, ou seja, questionário, documentos e entrevistas semiestruturadas. Os
primeiros achados de pesquisa destacaram que a escolaridade é um fator que interfere
diretamente no acesso ao programa, ou seja, o capital tecnológico-informacional,
porém os anos de estudos não são os únicos empecilhos ao acesso à política
assistencial. Ressalta-se que o aparato do sistema, a arquitetura do aplicativo e do site,
bem como suas instabilidades foram elementos que influenciaram, sobremaneira, no
acesso e na promoção da política pública. O estudo de caso também possibilitou
apresentar os elementos que interferem no processo de inclusão digital, como os
aspectos sociais e individuais, a partir disso o Estado Digital deve construir estratégias
e dinâmicas tecnológicas acessíveis aos usuários, tais como suporte humano a
distância e instrumentos de ampliação da literacia digital a longo prazo. |
Abstract: | The complexity of contemporary society's organization has provided challenges
to public policy managers, especially during this pandemic caused by the new
coronavirus (COVID-19), which ravaged the global community at the turn of the 2020s.
In this context of many sanitary challenges and the measures they have imposed, the
Federal Government and the National Congress legislated on behalf of the Emergency
Aid, established by Law no. 13.982/2020, the public policy that created a temporary
income, to support the basic needs of the population affected by the COVID-19
pandemic. Based on this context and facing the rise of the Digital State, this study aims
to elucidate the possible interferences of the digital exclusion phenomenon in the access
to the government program "Emergency Aid". Due to the breadth of the program in the
national scenario, this research employed the methodology of a single case study in the
territory of the Cidade Estrutural, since it has a history of extensive socioeconomic
inequality. Besides, this study has a descriptive nature and was developed through the
triangulation of qualitative and quantitative data, specifically, questionnaires,
documents, and semi-structured interviews. The first research findings highlighted that
education is a factor that directly interferes with access to the program, that is,
technological and informational capital, but years of study are not the only obstacles to
access to care policy. It is noteworthy that the system apparatus, the architecture of the
application and website, as well as its instabilities, were elements that greatly influenced
the access and promotion of the public policy. The case study also made it possible to
present the elements that interfere in the process of digital inclusion, such as social and
individual aspects. Therefore, the Digital State must build strategic and technological
dynamics accessible to users, such as human support at a distance and instruments for
expanding digital literacy in the long term. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.