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Título: A sociologia no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (2009-2019)
Autor(es): Santos, Vinícius Gabriel Chaves dos
Orientador(es): Cigales, Marcelo Pinheiro
Assunto: Sociologia - estudo e ensino
Programa de Avaliação Seriada (PAS)
Data de apresentação: Nov-2021
Data de publicação: 29-Mar-2022
Referência: SANTOS, Vinícius Gabriel Chaves dos. A sociologia no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (2009-2019). 2021. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho objetiva entender a presença da Sociologia na educação básica por meio de sua aparição no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) no período de 2009 a 2019. Dessa forma, a análise parte da própria trajetória histórica da disciplina na educação escolar e da posição ocupada pelas pesquisas que analisam as práticas avaliativas externas ao ambiente escolar dentro do subcampo do ensino de Sociologia. Dessa maneira, faz-se uso da teoria de campo de Pierre Bourdieu e das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) para entender o grau de autonomia e legitimidade da disciplina no PAS/UnB. Compreende-se a avaliação em questão como um lugar de análise privilegiada das relações que permeiam a construção da Sociologia enquanto componente curricular obrigatório da educação básica. Por isso, o diálogo entre as práticas avaliativas e a Sociologia escolar permeia a construção da pesquisa, visando tencionar e investigar a possibilidade de ganho de legitimidade para a disciplina por meio desse modelo de enquadramento.
Abstract: This work aims to understand the presence of Sociology in basic education through its appearance in the Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) in the period from 2009 to 2019. Thus, the analysis starts from the historical trajectory of the subject in school education and the position occupied by researches that analyze the evaluative practices external to the school environment within the subfield of Sociology teaching. Thus, the field theory of Pierre Bourdieu and the Curriculum Guidelines for Secondary Education (OCEM) are used to understand the degree of autonomy and legitimacy of the subject in PAS/UnB. The evaluation in question is understood as a privileged place of analysis of the relations that permeate the construction of Sociology as a compulsory curriculum component of basic education. Therefore, the dialogue between assessment practices and school Sociology permeates the construction of the research, aiming to intend and investigate the possibility of gaining legitimacy for the discipline through this model of framing.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021.
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