Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cigales, Marcelo Pinheiro | - |
dc.contributor.author | Santos, Vinícius Gabriel Chaves dos | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Vinícius Gabriel Chaves dos. A sociologia no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (2009-2019). 2021. 76 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado Ciências Sociais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho objetiva entender a presença da Sociologia na educação básica por meio
de sua aparição no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) no
período de 2009 a 2019. Dessa forma, a análise parte da própria trajetória histórica da
disciplina na educação escolar e da posição ocupada pelas pesquisas que analisam as práticas
avaliativas externas ao ambiente escolar dentro do subcampo do ensino de Sociologia. Dessa
maneira, faz-se uso da teoria de campo de Pierre Bourdieu e das Orientações Curriculares
para o Ensino Médio (OCEM) para entender o grau de autonomia e legitimidade da disciplina
no PAS/UnB. Compreende-se a avaliação em questão como um lugar de análise privilegiada
das relações que permeiam a construção da Sociologia enquanto componente curricular
obrigatório da educação básica. Por isso, o diálogo entre as práticas avaliativas e a Sociologia
escolar permeia a construção da pesquisa, visando tencionar e investigar a possibilidade de
ganho de legitimidade para a disciplina por meio desse modelo de enquadramento. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programa de Avaliação Seriada (PAS) | pt_BR |
dc.title | A sociologia no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (2009-2019) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T15:11:04Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T15:11:04Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30266 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work aims to understand the presence of Sociology in basic education through its
appearance in the Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) in
the period from 2009 to 2019. Thus, the analysis starts from the historical trajectory of the
subject in school education and the position occupied by researches that analyze the
evaluative practices external to the school environment within the subfield of Sociology
teaching. Thus, the field theory of Pierre Bourdieu and the Curriculum Guidelines for
Secondary Education (OCEM) are used to understand the degree of autonomy and legitimacy
of the subject in PAS/UnB. The evaluation in question is understood as a privileged place of
analysis of the relations that permeate the construction of Sociology as a compulsory
curriculum component of basic education. Therefore, the dialogue between assessment
practices and school Sociology permeates the construction of the research, aiming to intend
and investigate the possibility of gaining legitimacy for the discipline through this model of
framing. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Sociais - Sociologia
|