Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30263
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_PriscilaSilvaRochaLeira_tcc.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Processos de alfabetização e letramento no contexto remoto : desafios impostos ao 1º ano do ensino fundamental
Autor(es): Leira, Priscila da Silva Rocha
Orientador(es): Mendes, Solange Alves de Oliveira
Assunto: Ensino Remoto Emergencial (ERE)
Educação infantil
Alfabetização
Letramento
Data de apresentação: 2022
Data de publicação: 29-Mar-2022
Referência: LEIRA, Priscila da Silva Rocha. Processos de alfabetização e letramento no contexto remoto: desafios impostos ao 1º ano do ensino fundamental. 2022. 104 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2022.
Resumo: Este estudo objetivou analisar os desafios que o contexto remoto vem impondo aos processos de alfabetização e letramento de crianças do 1º ano do ensino fundamental, de duas instituições públicas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Teoricamente, está ancorado em autores, tais como: Morais (2020), Soares (2021), Freire (2021), Oliveira (2013), Ferreiro e Teberosky (1985), entre outros. Tratase de uma pesquisa qualitativa, cujas técnicas de investigação foram: observação participante com dois professores atuantes no 1º ano do ensino fundamental, em 2021, pertencentes a duas escolas da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. Foram aplicadas entrevistas semiestruturadas com esses profissionais, bem como com duas supervisoras pedagógicas, de cada instituição pesquisada. Para o tratamento dos dados, recorreu-se à análise de conteúdo temática (FRANCO, 2005). Os resultados indicaram um caleidoscópio de alternativas didáticas para assegurar as aprendizagens nos modelos remoto, híbrido e presencial. O ensino da leitura e da escrita contou com plataformas digitais, atividades impressas, bem como aulas síncronas. Como desafios, destacou-se o não acesso à internet, a ausência de vivências na última etapa da educação infantil, dificuldades de adaptação ao ensino online, baixa frequência para assistir as aulas virtuais, entre outros aspectos. Em relação às práticas alfabetizadoras, constatou-se que os dois docentes recorreram a atividades voltadas para a alfabetização e o letramento, com ênfase na turma da professora C. Seus relatos indicaram uma apropriação didática e epistemológica do campo do ensino de língua portuguesa: sistema de escrita alfabética, consciência fonológica, norma ortográfica, entre outros. Do mesmo modo, as supervisoras pedagógicas, considerando os excertos, revelaram conhecimento do campo da alfabetização, alinhando-se, também, ao defendido pelo Currículo em Movimento (DISTRITO FEDERAL, 2018). Houve variações no uso de materiais e suportes didáticos, prevalecendo as alternativas digitais. Foi possível apreender um avanço nas aprendizagens do grupo-classe da instituição 2, de modo que os/as estudantes, no 1º ano, já tinham se apropriado da escrita alfabética, carecendo de um trabalho com a norma ortográfica. O emprego da avaliação diagnóstica atestou esse avanço.
Abstract: This study aimed to analyze the challenges that the remote context has been imposing to the alphabetization and literacy processes of children in the 1st year of elementary school, from two public institutions of the State Secretariat of Education of the Federal District (SEEDF). Theoretically, it is anchored in authors such as: Morais (2020), Soares (2021), Freire (2021), Oliveira (2013), Ferreiro and Teberosky (1985), among others. This is a qualitative research, whose research techniques were: participant observation with two teachers working in the 1st year of elementary school, in 2021, from two schools of the State Secretary of Education of the Federal District. Semistructured interviews were applied with these professionals, as well as with two pedagogical supervisors from each institution researched. For data treatment, we used thematic content analysis (FRANCO, 2005). The results indicate a kaleidoscope of didactic alternatives to ensure learning in the remote, hybrid and face-to-face models. The teaching of reading and writing relied on digital platforms, printed activities, as well as synchronous classes. As challenges, we highlighted the lack of access to the internet, the absence of experiences in the last stage of early childhood education, difficulties in adapting to online teaching, low attendance to watch the virtual classes, among other aspects. Regarding literacy practices, it was found that both teachers used alphabetization and literacy activities, with emphasis on teacher C's class. Their reports indicated a didactic and epistemological appropriation of the Portuguese language teaching field: alphabetic writing system, phonological awareness, and orthographic norms, among others. Similarly, the pedagogical supervisors, considering the excerpts, revealed knowledge of the literacy field, aligning themselves, also, to what is defended by the Movement Curriculum (DISTRITO FEDERAL, 2018). There were variations in the use of teaching materials and supports, with digital alternatives prevailing. It was possible to apprehend an advance in the learning of the class-group of institution 2, so that the students, in the first year, had already appropriated the alphabetic writing, lacking a work with the orthographic standard. The use of diagnostic assessment attested to this progress.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.