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dc.contributor.advisorCoelho, Cristina Massot Madeira-
dc.contributor.authorGondim, Nayane Maria Dias-
dc.identifier.citationGondim, Nayane Maria Dias. Compreendendo a relação professor-criança e aprendizagem na educação infantil. 2021. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda a relação professor-criança e aprendizagem na Educação Infantil, conforme os fatores educacionais que concernem ao ambiente educacional, seja a cultura, o social e o histórico. O objetivo principal foi compreender como se estabelece a relação professor-criança, tendo em vista as aulas presenciais, remotas e o contexto de pandemia. Combinam-se, neste contexto, professoras que buscam um espaço de fala e escuta, famílias que veem o ambiente educacional como um espaço de deixar crianças, ou ainda a necessidade de formalizar conteúdo. Nesta complexidade, o ouvir, o falar, o se expressar e o agir são aspectos fundamentais no processo de ensino e aprendizagem. A relação entre professor-criança é um marco na vida de cada um, visto o papel importante que um pode assumir na vida do outro, principalmente nos primeiros anos na intuição educacional, onde o brincar é fundamental, assim como a implementação do diálogo, as escolhas de estratégias pedagógicas, os processos de formação continuada são necessários como estratégias para o ensino. Dessa forma, a relação professor-criança para aprendizagem é compreendida para além de uma educação formal e tradicionalista, alcançando etapas de vivenciar, ter novas experiências, considerando a história e os saberes da criança. A pesquisa partiu dos Projetos que compõe a matriz curricular do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação – FE, da Universidade de Brasília – UnB. Estes Projetos fizeram parte da minha formação acadêmica, sendo realizados ao longo de 4 semestres do curso de graduação e por 3 semestres foram realizados junto à um município participante da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE-DF.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordRelação professor - alunopt_BR
dc.subject.keywordEducação infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação de criançaspt_BR
dc.titleCompreendendo a relação professor-criança e aprendizagem na educação infantilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-29T14:37:26Z-
dc.date.available2022-03-29T14:37:26Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30261-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work addresses the teacher-child relationship and learning in Early Childhood Education, according to the educational factors that concern the educational environment, be it the cultural, the social, and the historical. The main objective was to understand how the teacher-child relationship is established, considering the face-to-face and remote classes and the pandemic context. This context combines teachers who seek a space to speak and listen, families who see the educational environment as a space to leave children, or even the need to formalize content. In this complexity, listening, speaking, expressing, and acting are fundamental aspects in the teaching and learning process. The teacher-child relationship is a milestone in the life of each one, given the important role that one can assume in the life of the other, especially in the early years in the educational intuition, where playing is fundamental, as well as the implementation of dialogue, the choices of pedagogical strategies, and the continuing education processes are necessary as strategies for teaching. In this way, the teacherchild relationship for learning is understood beyond a formal and traditionalist education, reaching stages of experiencing, having new experiences, considering the child's history and knowledge. The research started from the Projects that make up the curricular matrix of the Pedagogy course at the Faculdade de Educação - FE, at the Universidade de Brasília - UnB. These projects were part of my academic education, being carried out during 4 semesters of the graduation course and for 3 semesters in a municipality of the Integrated Development Region of the Federal District and surroundings - RIDE-DF.pt_BR
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