Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Coelho, Cristina Massot Madeira | - |
dc.contributor.author | Gondim, Nayane Maria Dias | - |
dc.identifier.citation | Gondim, Nayane Maria Dias. Compreendendo a relação professor-criança e aprendizagem na educação infantil. 2021. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a relação professor-criança e aprendizagem na Educação Infantil,
conforme os fatores educacionais que concernem ao ambiente educacional, seja a cultura, o
social e o histórico. O objetivo principal foi compreender como se estabelece a relação
professor-criança, tendo em vista as aulas presenciais, remotas e o contexto de pandemia.
Combinam-se, neste contexto, professoras que buscam um espaço de fala e escuta, famílias que
veem o ambiente educacional como um espaço de deixar crianças, ou ainda a necessidade de
formalizar conteúdo. Nesta complexidade, o ouvir, o falar, o se expressar e o agir são aspectos
fundamentais no processo de ensino e aprendizagem. A relação entre professor-criança é um
marco na vida de cada um, visto o papel importante que um pode assumir na vida do outro,
principalmente nos primeiros anos na intuição educacional, onde o brincar é fundamental, assim
como a implementação do diálogo, as escolhas de estratégias pedagógicas, os processos de
formação continuada são necessários como estratégias para o ensino. Dessa forma, a relação
professor-criança para aprendizagem é compreendida para além de uma educação formal e
tradicionalista, alcançando etapas de vivenciar, ter novas experiências, considerando a história
e os saberes da criança. A pesquisa partiu dos Projetos que compõe a matriz curricular do curso
de Pedagogia da Faculdade de Educação – FE, da Universidade de Brasília – UnB. Estes
Projetos fizeram parte da minha formação acadêmica, sendo realizados ao longo de 4 semestres
do curso de graduação e por 3 semestres foram realizados junto à um município participante da
Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno - RIDE-DF. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Relação professor - aluno | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Compreendendo a relação professor-criança e aprendizagem na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T14:37:26Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T14:37:26Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30261 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work addresses the teacher-child relationship and learning in Early Childhood
Education, according to the educational factors that concern the educational environment, be it
the cultural, the social, and the historical. The main objective was to understand how the
teacher-child relationship is established, considering the face-to-face and remote classes and
the pandemic context. This context combines teachers who seek a space to speak and listen,
families who see the educational environment as a space to leave children, or even the need to
formalize content. In this complexity, listening, speaking, expressing, and acting are
fundamental aspects in the teaching and learning process. The teacher-child relationship is a
milestone in the life of each one, given the important role that one can assume in the life of the
other, especially in the early years in the educational intuition, where playing is fundamental,
as well as the implementation of dialogue, the choices of pedagogical strategies, and the
continuing education processes are necessary as strategies for teaching. In this way, the teacherchild relationship for learning is understood beyond a formal and traditionalist education,
reaching stages of experiencing, having new experiences, considering the child's history and
knowledge. The research started from the Projects that make up the curricular matrix of the
Pedagogy course at the Faculdade de Educação - FE, at the Universidade de Brasília - UnB.
These projects were part of my academic education, being carried out during 4 semesters of the
graduation course and for 3 semesters in a municipality of the Integrated Development Region
of the Federal District and surroundings - RIDE-DF. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|