Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Freire, Sandra Ferraz de Castillo Dourado | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Maria Eduarda da Silva | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Maria Eduarda da Silva. Autonomia da criança autista na educação infantil: a prática pedagógica em foco. 2021. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A seguinte monografia apresentada como trabalho de conclusão de curso de
Pedagogia na Universidade de Brasília no ano de 2021 teve como objetivo principal
investigar o desenvolvimento da autonomia da criança autista no contexto das
práticas pedagógicas da educação infantil. Com base nisso, através de observações
realizadas da monitora junto ao corpo docente de um aluno com TEA (Transtorno do
Espectro Autista) de 4 (quatro) anos de idade, vinculado à educação infantil em uma
escola de rede privada situada no Distrito Federal, que possui o acompanhamento
familiar e de seus educadores para o desenvolvimento de seus estímulos
autônomos em sala de aula. Objetivando a buscar por resultados do mapeamento
dos principais processos e/ou práticas pedagógicas da sala de aula de educação
infantil, destacando as situações de autonomia, bem como a caracterização dos
aspectos do desenvolvimento de uma criança autista de quatro anos de idade na
educação infantil e propor princípios pedagógicos para trabalhar o desenvolvimento
da autonomia da criança autista em sala de aula na educação infantil. Para
validação da metodologia e dos objetivos propostos nesse trabalho, as observações
do aluno ocorreram em um período de pouco mais de 8 (oito) meses. Sendo assim,
pode-se obter como resultado a veracidade do levantamento das práticas
pedagógicas voltadas para a autonomia de que há recursos (nem sempre
financeiros) e disposição de professores, monitores e familiares para que haja
entendimento da autonomia (dentro e fora da sala de aula), bem como, há incentivos
para que ocorra melhora no desenvolvimento da criança com TEA no ambiente
escolar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças autistas - aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação de crianças | pt_BR |
dc.title | Autonomia da criança autista na educação infantil : a prática pedagógica em foco | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T14:29:54Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T14:29:54Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30259 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The following monograph presented as a final paper for a Pedagogy course at the
University of Brasília in 2021 had as its main objective to investigate the development
of autistic child autonomy in the context of pedagogical practices in early childhood
education. Based on this, through observations made by the monitor with the faculty
of a student with ASD (Autistic Spectrum Disorder) aged 4 (four) years old, linked to
early childhood education in a private school located in the Federal District, whose it
has the support of the family and its educators for the development of their
autonomous stimuli within the classroom. Aiming to search for results of the mapping
of the main processes and/or pedagogical practices in the early childhood education
classroom, highlighting the situations of autonomy, as well as the characterization of
aspects of the development of a four-year-old autistic child in early childhood
education and to propose pedagogical principles to work on the development of
autistic children's autonomy in the classroom in early childhood education. To
validate the methodology and objectives proposed in this work, the student's
observations took place over a period of just over 8 (eight) months. Therefore, the
veracity of the survey of pedagogical practices aimed at autonomy can be obtained
as a result of which there are resources (not always financial) and availability of
teachers, monitors and family members so that there is an understanding of
autonomy (inside and outside the classroom). class), as well as, there are incentives
to improve the development of children with ASD in the school environment. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Pedagogia
|