Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Brito, Marcelo de | - |
dc.contributor.author | Queiroz, Sabrina Alves de | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Sabrina Alves de. O Jogo e a construção da autonomia : uma revisão bibliográfica. 2021. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Física (EF) escolar é uma das disciplinas que mais favorece a
interação entre alunos, a aquisição e aprimoramento de novas habilidades motoras e
psicomotoras como também constitui um dos momentos mais favoráveis de
expressão lúdica. O presente texto se propõe, por meio de uma revisão bibliográfica,
estudar a importância do lúdico a promoção da autonomia no âmbito da EF escolar.
Para tal, o propósito será analisar a produção científica na área de EF e investigar o
que os estudos apontam sobre a relação entre o lúdico e a construção da autonomia.
Através desta relação pretende-se favorecer o direito da criança construir o seu
brincar e aprender a ser mais responsável pelo seu processo de existir, uma vez que
na realidade atual torna-se cada vez mais intensiva a invasão da mentalidade adulta
na infância. Neste sentido identificar abordagens que favorecem a autonomia da
criança pode servir para iluminar a prática da EF na escola possibilitando que a criança
amplie a autoria de sua infância. Esta reflexão, contudo, conduz à constatação de que
embora o modelo educacional ao qual somos submetidos historicamente, não
favoreça o desenvolvimento dessa qualidade tão fundamental ao processo de tornar-
se pessoa, o lúdico, no caso específico da EF pode favorecer a ruptura desse padrão
se adotar abordagens onde a criança exerce seu poder criativo de brincar/jogar. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação lúdica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | O Jogo e a construção da autonomia : uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T11:41:12Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T11:41:12Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30252 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | School Physical Education (PE) is one of the subjects that most favours
interaction between students, the acquisition and improvement of new motor and
psychomotor skills, as well as being one of the most favourable moments of playful
expression. The present text proposes, through a bibliographical review, to study the
importance of playful activities in promoting autonomy within the scope of school PE.
To this end, the purpose will be to analyse the scientific production in the PE area and
investigate what studies point out about the relationship between playfulness and the
construction of autonomy. Through this relationship, it is intended to favour the child's
right to build their play and learn to be more responsible for their existing process, since
in the current reality the invasion of the adult mentality in childhood becomes
increasingly intensive. In this sense, identifying approaches that favour the child's
autonomy can serve to illuminate the PE practice at school, enabling the child to
expand the authorship of their childhood. This reflection, however, leads to the
observation that, although the educational model to which we are historically
submitted, does not favour the development of this quality that is so fundamental to
the process of becoming a person, the playful, in the specific case of PE, may favour
the rupture of this pattern. if adopting approaches where the child exercises their
creative power of playing. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|