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Título: O Jogo e a construção da autonomia : uma revisão bibliográfica
Autor(es): Queiroz, Sabrina Alves de
Orientador(es): Brito, Marcelo de
Assunto: Educação física escolar
Educação lúdica
Jogos
Brincadeiras
Data de apresentação: 4-Nov-2021
Data de publicação: 29-Mar-2022
Referência: QUEIROZ, Sabrina Alves de. O Jogo e a construção da autonomia : uma revisão bibliográfica. 2021. 26 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A Educação Física (EF) escolar é uma das disciplinas que mais favorece a interação entre alunos, a aquisição e aprimoramento de novas habilidades motoras e psicomotoras como também constitui um dos momentos mais favoráveis de expressão lúdica. O presente texto se propõe, por meio de uma revisão bibliográfica, estudar a importância do lúdico a promoção da autonomia no âmbito da EF escolar. Para tal, o propósito será analisar a produção científica na área de EF e investigar o que os estudos apontam sobre a relação entre o lúdico e a construção da autonomia. Através desta relação pretende-se favorecer o direito da criança construir o seu brincar e aprender a ser mais responsável pelo seu processo de existir, uma vez que na realidade atual torna-se cada vez mais intensiva a invasão da mentalidade adulta na infância. Neste sentido identificar abordagens que favorecem a autonomia da criança pode servir para iluminar a prática da EF na escola possibilitando que a criança amplie a autoria de sua infância. Esta reflexão, contudo, conduz à constatação de que embora o modelo educacional ao qual somos submetidos historicamente, não favoreça o desenvolvimento dessa qualidade tão fundamental ao processo de tornar- se pessoa, o lúdico, no caso específico da EF pode favorecer a ruptura desse padrão se adotar abordagens onde a criança exerce seu poder criativo de brincar/jogar.
Abstract: School Physical Education (PE) is one of the subjects that most favours interaction between students, the acquisition and improvement of new motor and psychomotor skills, as well as being one of the most favourable moments of playful expression. The present text proposes, through a bibliographical review, to study the importance of playful activities in promoting autonomy within the scope of school PE. To this end, the purpose will be to analyse the scientific production in the PE area and investigate what studies point out about the relationship between playfulness and the construction of autonomy. Through this relationship, it is intended to favour the child's right to build their play and learn to be more responsible for their existing process, since in the current reality the invasion of the adult mentality in childhood becomes increasingly intensive. In this sense, identifying approaches that favour the child's autonomy can serve to illuminate the PE practice at school, enabling the child to expand the authorship of their childhood. This reflection, however, leads to the observation that, although the educational model to which we are historically submitted, does not favour the development of this quality that is so fundamental to the process of becoming a person, the playful, in the specific case of PE, may favour the rupture of this pattern. if adopting approaches where the child exercises their creative power of playing.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
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