Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30237
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_VictorGomesDeAlmeidaOliveira_tcc.pdf1,22 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação física escolar no ensino básico brasileiro em tempos de pandemia
Autor(es): Oliveira, Victor Gomes de Almeida
Orientador(es): Behmoiras, Daniel Cantanhede
Assunto: Educação física (Ensino fundamental)
Educação física para crianças
Covid-19
Pandemia
Brasil
Professores - educação infantil
Data de apresentação: 19-Nov-2021
Data de publicação: 25-Mar-2022
Referência: OLIVEIRA, Victor Gomes de Almeida. Educação física escolar no ensino básico brasileiro em tempos de pandemia. 2021. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) —Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho busca discutir as dificuldades enfrentadas no cumprimento das diretrizes curriculares da Educação Física Escolar no ensino básico brasileiro durante o período de calamidade sanitária que modificou o calendário escolar e motivou a implementação de modalidades de ensino não presenciais e híbridas. O primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19) oficialmente confirmado em território nacional pelas autoridades brasileiras ocorreu em 26 de fevereiro de 2020, próximo ao início do calendário letivo escolar daquele ano. Neste sentido, foi realizada uma revisão bibliográfica de estudos acerca do tema, objetivando trabalhar os conceitos de Ensino a Distancia (EAD) e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) - diferenciando e delimitando as particularidades de cada um e especificando os aspectos incidentes sobre o ensino a disciplina de Educação Física enquanto componente curricular obrigatório no ensino básico. A partir desta análise qualitativa, foram identificadas as medidas adotadas para adaptar o ensino educacional em caráter emergencial, instrumentalizadas por normas editadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e definidas em conjunto com o corpo técnico do Ministério da Educação (ME), observando as garantias constitucionais e deveres do Estado para com os alunos. Por fim, serão observados os processos de discussão de consolidação dos protocolos sanitários necessários ao possível retorno presencial de atividades físicas escolares no ambiente público, passado o período agudo de crise sanitária, bem como as dificuldades para implementação prática de tais procedimentos.
Resumén: Este trabajo busca discutir las dificuldades enfrentadas en el cumprimiento de las pautas curriculares de la educación Física Escolar en la escuela primária brasileña durante el periodo de calamidad sanitaria que modifico el calendario del colegio y motivo la implementación de las modalidades de enseñanza no presenciales y hibridas. El primer caso de contaminación por el nuevo coronavírus (COVID-19) oficialmente confirmado en territorio nacional por las altoridades brasileñas ocorió en el día 26 de febrero de 2020, próximo al inicio del calendario academico de aquel año. En este sentido fue realizada una revisión bibliografica de estudios a cerca del tema, objetivando trabajar los conceptos de ensieñanza a distancia (EAD) y la enseñanza remota emergencial (ERE) – diferenciando y delimitando las particularidades de cada un y especificando los aspectos incidentes sobre el ensino de la disciplina de la educación fisica en cuanto el componiente del plan de estudios obrigatorio en escuela primária. A partir de esta analise qualitativa, fueron identificadas las medidas adotadas para adaptar la enseñaza educacional en personaje de emergencia, instrumentalizadas por nuermas editadas por el consejo nacional de educación (CNE) y definidas en conjunto com el cuerpo tecnico del ministerio de la educación (ME), observando las garantias contitucionales y deveres del estado para com los alumnos. Por fin, serán observados los procesos de discusión de consolidación de los protocolos sanitarios necessariamente al posible retuerno presencial de las actividades fisicas colegiales en el ambiente público, pasado el periodo agudo de la crise sanitaria, bien como las dificuldade para la implementación practica de tales procedimientos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.