Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Behmoiras, Daniel Cantanhede | - |
dc.contributor.author | Oliveira, Victor Gomes de Almeida | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Victor Gomes de Almeida. Educação física escolar no ensino básico brasileiro em tempos de pandemia. 2021. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) —Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca discutir as dificuldades enfrentadas no cumprimento das
diretrizes curriculares da Educação Física Escolar no ensino básico brasileiro
durante o período de calamidade sanitária que modificou o calendário escolar e
motivou a implementação de modalidades de ensino não presenciais e híbridas. O
primeiro caso de contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19) oficialmente
confirmado em território nacional pelas autoridades brasileiras ocorreu em 26 de
fevereiro de 2020, próximo ao início do calendário letivo escolar daquele ano. Neste
sentido, foi realizada uma revisão bibliográfica de estudos acerca do tema,
objetivando trabalhar os conceitos de Ensino a Distancia (EAD) e o Ensino Remoto
Emergencial (ERE) - diferenciando e delimitando as particularidades de cada um e
especificando os aspectos incidentes sobre o ensino a disciplina de Educação Física
enquanto componente curricular obrigatório no ensino básico.
A partir desta análise qualitativa, foram identificadas as medidas
adotadas para adaptar o ensino educacional em caráter emergencial,
instrumentalizadas por normas editadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE)
e definidas em conjunto com o corpo técnico do Ministério da Educação (ME),
observando as garantias constitucionais e deveres do Estado para com os alunos.
Por fim, serão observados os processos de discussão de consolidação dos
protocolos sanitários necessários ao possível retorno presencial de atividades físicas
escolares no ambiente público, passado o período agudo de crise sanitária, bem
como as dificuldades para implementação prática de tais procedimentos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pandemia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - educação infantil | pt_BR |
dc.title | Educação física escolar no ensino básico brasileiro em tempos de pandemia | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T13:29:56Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T13:29:56Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30237 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este trabajo busca discutir las dificuldades enfrentadas en el cumprimiento de
las pautas curriculares de la educación Física Escolar en la escuela primária
brasileña durante el periodo de calamidad sanitaria que modifico el calendario del
colegio y motivo la implementación de las modalidades de enseñanza no
presenciales y hibridas. El primer caso de contaminación por el nuevo coronavírus
(COVID-19) oficialmente confirmado en territorio nacional por las altoridades
brasileñas ocorió en el día 26 de febrero de 2020, próximo al inicio del calendario
academico de aquel año. En este sentido fue realizada una revisión bibliografica de
estudios a cerca del tema, objetivando trabajar los conceptos de ensieñanza a
distancia (EAD) y la enseñanza remota emergencial (ERE) – diferenciando y
delimitando las particularidades de cada un y especificando los aspectos incidentes
sobre el ensino de la disciplina de la educación fisica en cuanto el componiente del
plan de estudios obrigatorio en escuela primária.
A partir de esta analise qualitativa, fueron identificadas las medidas adotadas
para adaptar la enseñaza educacional en personaje de emergencia,
instrumentalizadas por nuermas editadas por el consejo nacional de educación
(CNE) y definidas en conjunto com el cuerpo tecnico del ministerio de la educación
(ME), observando las garantias contitucionales y deveres del estado para com los
alumnos.
Por fin, serán observados los procesos de discusión de consolidación de los
protocolos sanitarios necessariamente al posible retuerno presencial de las
actividades fisicas colegiales en el ambiente público, pasado el periodo agudo de la
crise sanitaria, bien como las dificuldade para la implementación practica de tales
procedimientos. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|