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dc.contributor.advisorVieira, Maria Clarisse-
dc.contributor.authorCruz, Karla Nascimento-
dc.identifier.citationCRUZ, Karla Nascimento. A condição feminina: percepções de alfabetizandos e alfabetizandas sobre as desigualdades de gênero na educação de jovens e adultos. 2014. 101 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2014.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso buscou compreender como os alfabetizandos e as alfabetizandas da Educação de Jovens e Adultos: Alfabetização percebem as desigualdades educacionais entre mulheres jovens e adultas. A construção do referencial teórico se deu a partir da conceituação de gênero e do campo da Educação de Jovens e Adultos. Por meio das autoras Scott (1995), Louro (2006 e 2008) e Carvalho (2011), fez-se uma exposição do histórico da educação da mulher na sociedade brasileira, abordando-se também questões sobre a Educação de Jovens e Adultos e sua diversidade. Para atingir os objetivos propostos foi realizada a observação-participante durante três semestres em três turmas de alfabetização (nos anos de 2013 e 2014) e um grupo focal em uma dessas turmas, utilizando-se o vídeo Vida Maria, dirigido por Márcio Ramos, no ano de 2006. O grupo focal e a observação-participante foram desenvolvidos em turmas do Programa DF Alfabetizado, no âmbito do CEDEP no Paranoá-DF. Os dados e as análises nos mostraram que os alfabetizandos e as alfabetizandas indicam diversos fatores que causam as desigualdades educacionais entre as mulheres. A maior questão foi relacionada à família, pois elas interromperam e retornaram aos estudos muitas vezes influenciadas pela família. Outra dificuldade que a mulher enfrenta é ter que lidar com as atividades domésticas. Ficou claro, a partir das análises, que mesmo com as conquistas que a mulher teve dentro da sociedade, ainda pesa muito o ser mulher, devido a diversas condições que a ela enfrenta.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAlfabetizaçãopt_BR
dc.subject.keywordMulheres - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordGênero - relaçõespt_BR
dc.subject.keywordGênero - desigualdadept_BR
dc.titleA condição feminina : percepções de alfabetizandos e alfabetizandas sobre as desigualdades de gênero na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-25T13:12:58Z-
dc.date.available2022-03-25T13:12:58Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30233-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
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