Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Ramos, Cristiane Soares | - |
dc.contributor.author | Arvelos, Sannya Santana de | - |
dc.identifier.citation | ARVELOS, Sannya Santana de. Planejamento de melhoria de processo de software baseado em análise de issues. 2020. 91 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | É imprescindível garantir a qualidade do desenvolvimento do produto de software, sendo
importante a utilização de metodologias e técnicas que permitam uma melhor organização
dos artefatos, fornecendo maior objetividade ao processo na coleta e análise dos dados. O
objetivo desse trabalho é apresentar uma abordagem para identificar as oportunidades de
melhoria de processo de software a partir de issues registradas pelas equipes que trabalham
com metodologias ágeis de desenvolvimento. Foi utilizado a abordagem IDEAL, usada
para gestão de melhoria contínua de processos de software em conjunto com a ferramenta
Jira Software, que é usada pela organização X para realizar o gerenciamento de tarefas dos
seus projetos. No contexto da empresa, uma issues pode representar uma tarefa do projeto,
uma funcionalidade, uma solicitação de ajuste de funcionalidade, falhas do sistema ou de
uma funcionalidade. Os achados mostram que aproximadamente 58% dos registros são
oriundos de issues com nível de severidade 1. Com isso, a partir do estudo causa raiz dos
principais problemas identificados, foi proposto um conjunto de oportunidades de melhoria
no processo de desenvolvimento de software da organização X, para que ela pudesse então
priorizar o que era mais relevante a partir dos seus objetivos de negócio. Conclui-se que há
indícios de que as issues registradas pelas equipes de desenvolvimento de software durante
o processo de desenvolvimento ágil, quando analisadas de forma sistemática, contribuem
para a melhoria dos processos de software da organização. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software - controle de qualidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Processos de software | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software - desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Planejamento de melhoria de processo de software baseado em análise de issues | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T20:01:05Z | - |
dc.date.available | 2022-03-23T20:01:05Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30204 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Kosloski, Ricardo Ajax Dias | - |
dc.description.abstract1 | It is essential to guarantee the quality of the development of the software product, being
important the use of methodologies and techniques that allow a better organization of the
artifacts, providing greater objectivity to the process in the collection and analysis of the
data. The objective of this work is to present an approach to identify the opportunities for
software process improvement based on issues registered by the teams that work with agile
development methodologies. Was used the IDEAL approach, used to manage continuous
improvement of software processes in conjunction with the Jira Software tool, which is
used by the X company to perform task management for the projects. In the context
of the company, an issue can represent a project task, a feature, a feature adjustment
request, system or feature failures. The findings show that approximately 58 % of records
are from problems with severity level 1. With this, from the root cause study of the
main problems identified, it was proposed a set of opportunities for improvement in the
software development process of the X company, so that it could then prioritize what was
most relevant from its business objectives. Concludes that there are indications that the
issues registered by the software development teams during the agile development process,
when analyzed in a systematic way, contribute to the improvement of the organization’s
software processes. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
|