Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Veras, Carlos Alberto Gurgel | - |
dc.contributor.author | Barros, Bruno de Sousa | - |
dc.identifier.citation | BARROS, Bruno de Sousa. Simulação numérica do escoamento em torno de um aerofólio ascender em túnel de vento. 2021. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Conhecer o escoamento ao qual uma asa de avião está submetida é um importante fator de projeto,
pois possibilita conhecer os esforços, o campo de pressão e velocidade a que a asa está sujeita. O estudo
proposto consiste na comparação de um aerofólio Ascender Rígido e um com tomada de ar (semelhante
ao inflável), elencando as principais diferenças no escoamento e como este afeta nos coeficientes de
performance. As simulações foram realizadas utilizando as medidas reais de um túnel de vento,
visando, em um trabalho futuro, a comparação dos dados obtido numericamente e experimentalmente.
As malhas utilizadas na simulação foram feitas no software GAMBIT. As equações governantes foram
discretizadas e simuladas em software MATLAB utilizando uma rotina já existente. A fim de tornar
os resultados mais precisos, um estudo detalhado de convergência e refino de malha foi abordado,
obtendo a melhor combinação de malha espacial e temporal que gere os melhores resultados para
um menor custo computacional possível. Ao final deste documento foi possível observar uma grande
diferença entre esses dois tipos de aerofólios. O aerofólio inflável apresentou o dobro de arrasto e um
leve aumento de sustentação mínima. Portanto utilizar os dados do aerofólio rígido, em projeto de
aerofólios infláveis, acarreta em diversos erros. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aerofólio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Simuladores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Túnel de vento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escoamento | pt_BR |
dc.title | Simulação numérica do escoamento em torno de um aerofólio ascender em túnel de vento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T19:39:46Z | - |
dc.date.available | 2022-03-23T19:39:46Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30203 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Cunha, Fábio Alfaia da | - |
dc.description.abstract1 | Knowing the flow wich a plane wing is submitted in is an important project factor, also it allows
to knows the efforts, the pressure field and the velocity wich this wing is subjected in. The purposed
study consists in compare a hard ascender airfoil and as well, a similar one, with an air intake passage
(similar to the inflatable one), describing the main differences in the flow and how this one affects
on the performances coefficients. The simulations were realized using the real measures of a wind
tunnel, looking for, in a future work, the comparison of data obtained numerically and experimentally.
The meshes used in the simulation cases were made on GAMBIT softwares interface. The governing
equations were dicretized and simulated, also, in the software MATLAB, using an existent routine.
Seeking for making the results more accurate, a detailing study of convergence and meshs refine was
addressed, obtaining the better match of temporal and special mesh that produces better results to
the lower computational cost possible. By the end of this document, it was possible to see a large
difference between these two kind of airfoils. The inflatable airfoil presents the doubling drag and a
soft increase of minimum support. However, using the hard airfoil data in an inflatable airfoil project,
brigs out in many several errors. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Mecânica
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