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Título: Simulação numérica do escoamento em torno de um aerofólio ascender em túnel de vento
Autor(es): Barros, Bruno de Sousa
Orientador(es): Veras, Carlos Alberto Gurgel
Coorientador(es): Cunha, Fábio Alfaia da
Assunto: Aerofólio
Simuladores
Túnel de vento
Escoamento
Data de apresentação: 20-Mai-2021
Data de publicação: 23-Mar-2022
Referência: BARROS, Bruno de Sousa. Simulação numérica do escoamento em torno de um aerofólio ascender em túnel de vento. 2021. 88 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Mecânica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Conhecer o escoamento ao qual uma asa de avião está submetida é um importante fator de projeto, pois possibilita conhecer os esforços, o campo de pressão e velocidade a que a asa está sujeita. O estudo proposto consiste na comparação de um aerofólio Ascender Rígido e um com tomada de ar (semelhante ao inflável), elencando as principais diferenças no escoamento e como este afeta nos coeficientes de performance. As simulações foram realizadas utilizando as medidas reais de um túnel de vento, visando, em um trabalho futuro, a comparação dos dados obtido numericamente e experimentalmente. As malhas utilizadas na simulação foram feitas no software GAMBIT. As equações governantes foram discretizadas e simuladas em software MATLAB utilizando uma rotina já existente. A fim de tornar os resultados mais precisos, um estudo detalhado de convergência e refino de malha foi abordado, obtendo a melhor combinação de malha espacial e temporal que gere os melhores resultados para um menor custo computacional possível. Ao final deste documento foi possível observar uma grande diferença entre esses dois tipos de aerofólios. O aerofólio inflável apresentou o dobro de arrasto e um leve aumento de sustentação mínima. Portanto utilizar os dados do aerofólio rígido, em projeto de aerofólios infláveis, acarreta em diversos erros.
Abstract: Knowing the flow wich a plane wing is submitted in is an important project factor, also it allows to knows the efforts, the pressure field and the velocity wich this wing is subjected in. The purposed study consists in compare a hard ascender airfoil and as well, a similar one, with an air intake passage (similar to the inflatable one), describing the main differences in the flow and how this one affects on the performances coefficients. The simulations were realized using the real measures of a wind tunnel, looking for, in a future work, the comparison of data obtained numerically and experimentally. The meshes used in the simulation cases were made on GAMBIT softwares interface. The governing equations were dicretized and simulated, also, in the software MATLAB, using an existent routine. Seeking for making the results more accurate, a detailing study of convergence and meshs refine was addressed, obtaining the better match of temporal and special mesh that produces better results to the lower computational cost possible. By the end of this document, it was possible to see a large difference between these two kind of airfoils. The inflatable airfoil presents the doubling drag and a soft increase of minimum support. However, using the hard airfoil data in an inflatable airfoil project, brigs out in many several errors.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2021.
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