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Título: Projeto e fabricação de pedal de freio para FSAE em alumínio reciclado
Autor(es): Leite, Lucas de Avelar
Orientador(es): Viana, Rhander
Assunto: Veículos elétricos
Sistema de freios
Freios automotivos
Data de apresentação: 19-Mai-2021
Data de publicação: 23-Mar-2022
Referência: LEITE, Lucas de Avelar. Projeto e fabricação de pedal de freio para FSAE em alumínio reciclado. 2021. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A importância do pedal no sistema de freio passa despercebido no uso do dia a dia, uma vez que é mais popular a quebra de outros componentes do sistema de freios, porém a quebra do pedal causa a inoperância do sistema colocando a vida do condutor em risco, dessa forma garantir a integridade deste componente é primordial. Este trabalho apresenta um estudo sobre a concepção de um pedal de freio a partir do processo de fundição em alumínio. Buscando viabilizar sua construção e aplicação em um veículo elétrico do tipo fórmula SAE. A partir de simulações estrutural, por intermédio do método dos elementos finitos juntamente aos softwares Ansys e Catia, o modelo foi projetado e analisado quanto a sua capacidade de suportar todos os esforços no qual estará submetido em condições de operação. O pedal foi simulado com engastamentos em seus pontos de fixação e aplicado uma força de 2000N na face de contato com o pé do condutor, somente com a aprovação nessa análise a peça poderia ser fabricada. O pedal concebido a parti do processo de fundição, que passou por etapas, sendo a primeira a confecção dos modelos em impressão 3D. Em um segundo momento utilizando-se dos modelos foi moldada em areia a caixa molde para vazamento do material fundido e por fim envazando as caixas com alumínio fundido e obtendo a peça bruta projetada. Foi utilizado fluxo de ar no queimador, em uma das fundições, a fim de obter uma chama mais quente e evitar a presença de escória na peça. Este fato trouxe também a análise comparativa entre as duas peças quanto a acabamento pós fundição.
Abstract: The importance of the pedal in the brake system goes unnoticed in everyday use, since it is more popular to break other components of the brake system, however the breakage of the pedal causes the inoperability of the system puts the driver’s life at risk , thus ensuring the integrity of this component is paramount. This work presents a study on the design of a brake pedal based on the aluminum casting process. Seeking to make its construction and application in an electric vehicle of the SAE formula type feasible. From structural simulations, using the finite element method together with the Ansys and Catia software, the model was designed and analyzed in terms of its ability to withstand all efforts to which it will be subjected under conditions of use. The pedal was simulated with cracks on its fixation points and a force of 2000N was applied to the face of the driver’s foot, only with the approval in this analysis could the part be manufactured. The pedal conceived from the casting process, which went through stages, the first being the making of models in 3D printing. In a second moment, using the models, the mold box was cast in sand for casting the molten material and finally filling the boxes with material and obtaining the projected raw piece. Airflow was used in the burner, in one of the foundries, in order to obtain a hotter flame and avoid the presence of slag in the part. This fact also brought about the comparative analysis between the two pieces in terms of post-cast finish.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.
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