Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Viana, Rhander | - |
dc.contributor.author | Leite, Lucas de Avelar | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Lucas de Avelar. Projeto e fabricação de pedal de freio para FSAE em alumínio reciclado. 2021. 57 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A importância do pedal no sistema de freio passa despercebido no uso do dia a dia, uma
vez que é mais popular a quebra de outros componentes do sistema de freios, porém a
quebra do pedal causa a inoperância do sistema colocando a vida do condutor em risco,
dessa forma garantir a integridade deste componente é primordial.
Este trabalho apresenta um estudo sobre a concepção de um pedal de freio a partir do
processo de fundição em alumínio. Buscando viabilizar sua construção e aplicação em um
veículo elétrico do tipo fórmula SAE.
A partir de simulações estrutural, por intermédio do método dos elementos finitos juntamente
aos softwares Ansys e Catia, o modelo foi projetado e analisado quanto a sua
capacidade de suportar todos os esforços no qual estará submetido em condições de operação.
O pedal foi simulado com engastamentos em seus pontos de fixação e aplicado uma
força de 2000N na face de contato com o pé do condutor, somente com a aprovação nessa
análise a peça poderia ser fabricada.
O pedal concebido a parti do processo de fundição, que passou por etapas, sendo a primeira
a confecção dos modelos em impressão 3D. Em um segundo momento utilizando-se dos
modelos foi moldada em areia a caixa molde para vazamento do material fundido e por
fim envazando as caixas com alumínio fundido e obtendo a peça bruta projetada. Foi
utilizado fluxo de ar no queimador, em uma das fundições, a fim de obter uma chama
mais quente e evitar a presença de escória na peça. Este fato trouxe também a análise
comparativa entre as duas peças quanto a acabamento pós fundição. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos elétricos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de freios | pt_BR |
dc.subject.keyword | Freios automotivos | pt_BR |
dc.title | Projeto e fabricação de pedal de freio para FSAE em alumínio reciclado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T14:09:21Z | - |
dc.date.available | 2022-03-23T14:09:21Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30199 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The importance of the pedal in the brake system goes unnoticed in everyday use, since
it is more popular to break other components of the brake system, however the breakage
of the pedal causes the inoperability of the system puts the driver’s life at risk , thus
ensuring the integrity of this component is paramount.
This work presents a study on the design of a brake pedal based on the aluminum casting
process. Seeking to make its construction and application in an electric vehicle of the SAE
formula type feasible.
From structural simulations, using the finite element method together with the Ansys and
Catia software, the model was designed and analyzed in terms of its ability to withstand
all efforts to which it will be subjected under conditions of use. The pedal was simulated
with cracks on its fixation points and a force of 2000N was applied to the face of the
driver’s foot, only with the approval in this analysis could the part be manufactured.
The pedal conceived from the casting process, which went through stages, the first being
the making of models in 3D printing. In a second moment, using the models, the mold
box was cast in sand for casting the molten material and finally filling the boxes with
material and obtaining the projected raw piece. Airflow was used in the burner, in one of
the foundries, in order to obtain a hotter flame and avoid the presence of slag in the part.
This fact also brought about the comparative analysis between the two pieces in terms of
post-cast finish. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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