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https://bdm.unb.br/handle/10483/30198
Título: | Análise de controlador aplicado a sistema de controle de estabilidade veicular |
Autor(es): | Nascimento, Felipe Silva |
Orientador(es): | Pinto, André Murilo de Almeida |
Assunto: | Segurança veicular Freios automotivos Sistema de freios |
Data de apresentação: | 24-Mai-2021 |
Data de publicação: | 23-Mar-2022 |
Referência: | NASCIMENTO, Felipe Silva. Análise de controlador aplicado a sistema de controle de estabilidade veicular. 2021. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho busca desenvolver estratégias de segurança ativa relacionadas à estabilidade
veicular. Sistemas de controle de estabilidade promovem uma direção mais segura em
situações de risco, aumento significantemente a segurança dos passageiros. A metodologia
de projeto segue o Model-Based Design (MBD) que se mostra ser uma maneira eficiente
e sofisticada para o desenvolvimento de controladores. Dentre as estratégias de controle
existentes, o uso do sistema de frenagem se mostra superior pois pode ser facilmente
adaptado a partir de outros sistemas. A abordagem proposta é a de um controlador PD
baseado em regras capaz de atuar nas 4 rodas, que realize manobras para avaliação de
desempenho. São utilizados modelos teóricos de dinâmica veicular assim como modelos
avançados presentes no software VI-CarRealTime. |
Abstract: | This work seeks to develop active safety strategies related to vehicle stability. Stability
control systems promote safer driving in hazardous situations, significantly increasing
passenger safety. The design methodology follows the Model-Based Design (MBD) which
proves to be an efficient and sophisticated way for the development of controllers. Among
the existing control strategies, the use of the braking system is superior because it can
be easily adapted from other systems. The proposed approach is that of a PD controller
capable of acting on the 4 wheels and performs maneuvers for performance evaluation.
Theoretical models of vehicle dynamics are used as well as advanced models present in
the VI-CarRealTime software. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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