Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pinto, André Murilo de Almeida | - |
dc.contributor.author | Nascimento, Felipe Silva | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Felipe Silva. Análise de controlador aplicado a sistema de controle de estabilidade veicular. 2021. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca desenvolver estratégias de segurança ativa relacionadas à estabilidade
veicular. Sistemas de controle de estabilidade promovem uma direção mais segura em
situações de risco, aumento significantemente a segurança dos passageiros. A metodologia
de projeto segue o Model-Based Design (MBD) que se mostra ser uma maneira eficiente
e sofisticada para o desenvolvimento de controladores. Dentre as estratégias de controle
existentes, o uso do sistema de frenagem se mostra superior pois pode ser facilmente
adaptado a partir de outros sistemas. A abordagem proposta é a de um controlador PD
baseado em regras capaz de atuar nas 4 rodas, que realize manobras para avaliação de
desempenho. São utilizados modelos teóricos de dinâmica veicular assim como modelos
avançados presentes no software VI-CarRealTime. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Segurança veicular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Freios automotivos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de freios | pt_BR |
dc.title | Análise de controlador aplicado a sistema de controle de estabilidade veicular | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T13:59:31Z | - |
dc.date.available | 2022-03-23T13:59:31Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-24 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30198 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work seeks to develop active safety strategies related to vehicle stability. Stability
control systems promote safer driving in hazardous situations, significantly increasing
passenger safety. The design methodology follows the Model-Based Design (MBD) which
proves to be an efficient and sophisticated way for the development of controllers. Among
the existing control strategies, the use of the braking system is superior because it can
be easily adapted from other systems. The proposed approach is that of a PD controller
capable of acting on the 4 wheels and performs maneuvers for performance evaluation.
Theoretical models of vehicle dynamics are used as well as advanced models present in
the VI-CarRealTime software. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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