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dc.contributor.advisorPinto, André Murilo de Almeida-
dc.contributor.authorNascimento, Felipe Silva-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Felipe Silva. Análise de controlador aplicado a sistema de controle de estabilidade veicular. 2021. 72 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca desenvolver estratégias de segurança ativa relacionadas à estabilidade veicular. Sistemas de controle de estabilidade promovem uma direção mais segura em situações de risco, aumento significantemente a segurança dos passageiros. A metodologia de projeto segue o Model-Based Design (MBD) que se mostra ser uma maneira eficiente e sofisticada para o desenvolvimento de controladores. Dentre as estratégias de controle existentes, o uso do sistema de frenagem se mostra superior pois pode ser facilmente adaptado a partir de outros sistemas. A abordagem proposta é a de um controlador PD baseado em regras capaz de atuar nas 4 rodas, que realize manobras para avaliação de desempenho. São utilizados modelos teóricos de dinâmica veicular assim como modelos avançados presentes no software VI-CarRealTime.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordSegurança veicularpt_BR
dc.subject.keywordFreios automotivospt_BR
dc.subject.keywordSistema de freiospt_BR
dc.titleAnálise de controlador aplicado a sistema de controle de estabilidade veicularpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T13:59:31Z-
dc.date.available2022-03-23T13:59:31Z-
dc.date.submitted2021-05-24-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30198-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work seeks to develop active safety strategies related to vehicle stability. Stability control systems promote safer driving in hazardous situations, significantly increasing passenger safety. The design methodology follows the Model-Based Design (MBD) which proves to be an efficient and sophisticated way for the development of controllers. Among the existing control strategies, the use of the braking system is superior because it can be easily adapted from other systems. The proposed approach is that of a PD controller capable of acting on the 4 wheels and performs maneuvers for performance evaluation. Theoretical models of vehicle dynamics are used as well as advanced models present in the VI-CarRealTime software.pt_BR
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