Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/3018
Título: | Equilíbrio químico em dois livros didáticos de ensino médio : análise e reflexões |
Autor(es): | Fernandes, José Wesley Rocha |
Orientador(es): | Gauche, Ricardo |
Assunto: | Livros didáticos Química - estudo e ensino Equilíbrio químico |
Data de apresentação: | 16-Dez-2011 |
Data de publicação: | 5-Mar-2012 |
Referência: | FERNANDES, José Wesley Rocha. Equilíbrio químico em dois livros didáticos de ensino médio: análise e reflexões. 2011. vi, 34 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011. |
Resumo: | Equilíbrio Químico é um assunto que está relacionado a vários conteúdos da Química, entre eles a Termodinâmica e a Cinética. A partir dos conhecimentos de equilíbrio químico, pode-se conhecer melhor assuntos importantes, como o comportamento ácido-base, reações de oxirredução e de precipitação. Este trabalho propõe-se a analisar como o conceito de equilíbrio químico está sendo tratado em livros didáticos do Ensino Médio. É de extrema relevância a análise de livros didáticos, uma vez que se configuram como ferramenta muito utilizada no trabalho docente. O objetivo principal deste trabalho de conclusão de curso foi analisar e avaliar a abordagem de Equilíbrio Químico em dois livros didáticos utilizados no Ensino Médio, sendo um aprovado pelo PNLEM 2007. A análise foi feita com base em alguns parâmetros que incluem termos explicativos, figuras, analogias e experimentos, além de conceitos e pontos de vista. A partir da análise, são feitas reflexões sobre qual o papel desses parâmetros no livro didático e o que podem trazer de conseqüências para o processo ensino-aprendizagem de Equilíbrio Químico. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011. |
Aparece na Coleção: | Química
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons