Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Brito, Marcelo de | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Guilherme de Sousa | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Guilherme de Sousa. Bicicleta, escola e possibilidades. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A concepção do presente trabalho surge da força inspiradora que a cultura da
bicicleta oportuniza. Na atualidade mais conhecida como bike, esse implemento está
presente na vida de cidadãos de todo mundo, seja como meio de locomoção, de
divertimento ou trabalho.
A curiosidade que mobilizou este estudo é entender se a bike pode servir
como recurso pedagógico nas aulas de educação física, desde o 6o ano do ensino
fundamental até o final do Ensino Médio, escolha motivada pela faixa etária
característica da adolescência, currículo vigente e estatura física dos estudantes, e a
partir desse conteúdo estabelecer conexões interdisciplinares e transdisciplinares na
escola que possibilitem a superação da fragmentação e linearidade do
conhecimento.
Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo baseado num processo de
observação participante do contexto onde acontece o uso da bicicleta no Distrito
Federal.
Desenvolver uma cultura do uso da bicicleta na escola e buscar o vínculo inter
e transdisciplinar é uma tarefa que certamente demandará dos educadores transpor
algumas dificuldades. A bicicleta pode ser considerada um instrumento pedagógico
versátil passível de integração do currículo formal como tema inter e transdisciplinar,
até porque está legitimada pelos documentos norteadores da educação. Contudo,
seu uso na escola seja como meio de transporte, esporte ou lazer, necessita de uma
mediação educativa que favoreça seu uso seguro e saudável de forma a tornar-se
um meio de promover transformações na sociedade. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bicicletas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Bicicleta, escola e possibilidades | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-22T13:42:06Z | - |
dc.date.available | 2022-03-22T13:42:06Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30175 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|