Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30175
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GuilhermeDeSousaRibeiro_tcc.pdf991,85 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBrito, Marcelo de-
dc.contributor.authorRibeiro, Guilherme de Sousa-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Guilherme de Sousa. Bicicleta, escola e possibilidades. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA concepção do presente trabalho surge da força inspiradora que a cultura da bicicleta oportuniza. Na atualidade mais conhecida como bike, esse implemento está presente na vida de cidadãos de todo mundo, seja como meio de locomoção, de divertimento ou trabalho. A curiosidade que mobilizou este estudo é entender se a bike pode servir como recurso pedagógico nas aulas de educação física, desde o 6o ano do ensino fundamental até o final do Ensino Médio, escolha motivada pela faixa etária característica da adolescência, currículo vigente e estatura física dos estudantes, e a partir desse conteúdo estabelecer conexões interdisciplinares e transdisciplinares na escola que possibilitem a superação da fragmentação e linearidade do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo baseado num processo de observação participante do contexto onde acontece o uso da bicicleta no Distrito Federal. Desenvolver uma cultura do uso da bicicleta na escola e buscar o vínculo inter e transdisciplinar é uma tarefa que certamente demandará dos educadores transpor algumas dificuldades. A bicicleta pode ser considerada um instrumento pedagógico versátil passível de integração do currículo formal como tema inter e transdisciplinar, até porque está legitimada pelos documentos norteadores da educação. Contudo, seu uso na escola seja como meio de transporte, esporte ou lazer, necessita de uma mediação educativa que favoreça seu uso seguro e saudável de forma a tornar-se um meio de promover transformações na sociedade.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordBicicletaspt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.subject.keywordInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.keywordTransdisciplinaridadept_BR
dc.subject.keywordEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleBicicleta, escola e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-22T13:42:06Z-
dc.date.available2022-03-22T13:42:06Z-
dc.date.submitted2021-11-03-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30175-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.