Título: | Educação física escolar e transtornos de ansiedade : uma revisão narrativa |
Autor(es): | Cunha, Giovanna Mendonça Ribeiro da |
Orientador(es): | Molina, Guilherme Eckhardt |
Assunto: | Educação física Ansiedade Educação física (Ensino médio) Transtorno de ansiedade |
Data de apresentação: | 1-Nov-2021 |
Data de publicação: | 21-Mar-2022 |
Referência: | CUNHA, Giovanna Mendonça Ribeiro da. Educação física escolar e transtornos de ansiedade : uma revisão narrativa. 2021. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A ansiedade é um estado psicológico com sintomas psiquiátricos mais
comumente experimentado, expectativa apreensiva ou medo. Sabendo disso e da
importância da prática de atividade física para a saúde física e mental, o objetivo do
presente estudo foi analisar e interpretar as evidências científicas disponíveis por meio
de revisão narrativa que discuta a Educação Física Escolar no Ensino Médio e seus
benefícios em relação à saúde mental e aos Transtornos de Ansiedade. Trata-se de um
estudo de revisão narrativa realizada nos bancos de PubMed e Scielo e no site de busca
Google Acadêmico, com os termos “Educação Física e Ansiedade” e “Physical
Education and Anxiety”. Foram recuperados 10 artigos entre o período compreendido
entre de 2011 até o período de janeiro de 2021. Os estudos selecionados apontaram
associação negativa entre ansiedade e saúde, também destacam a importância da
disciplina de Educação Física nas escolas com o bem estar físico e mental dos
estudantes, assim como o papel do professor e sua forma de lidar com alunos com
transtornos de ansiedade ou formas de abordagem do tema em sala de aula. Conclui-se
que a Educação Física Escolar pode ser uma das principais formas de combate à
ansiedade e na manutenção da saúde mental, nos levando a refletir sobre seu papel na
fase da adolescência. |
Abstract: | Anxiety is a psychological state with the most commonly experienced
psychiatric symptoms, apprehensive anticipation or fear. Knowing this and the
importance of physical activity for physical and mental health, the aim of this study was
to analyze and interpret the available scientific evidence through a narrative review that
discusses Physical Education in High School and its benefits in relation to mental health
and anxiety disorders. This is a narrative review study carried out in the PubMed and
Scielo databases and in the Google Academic search site, with the terms “Physical
Education and Anxiety” and “Physical Education and Anxiety”. Ten articles were
retrieved from 2011 to January 2021. The selected studies showed a negative
association between anxiety and health, also highlighting the importance of Physical
Education in schools with the physical and mental well-being of students , as well as the
role of the teacher and his way of dealing with students with anxiety disorders or ways
of approaching the topic in the classroom. It is concluded that Physical Education at
School can be one of the main ways to combat anxiety and maintain mental health,
leading us to reflect on its role in adolescence. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.