Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30166
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GiovannaMendoncaRibeiroCunha_tcc.pdf345,84 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMolina, Guilherme Eckhardt-
dc.contributor.authorCunha, Giovanna Mendonça Ribeiro da-
dc.identifier.citationCUNHA, Giovanna Mendonça Ribeiro da. Educação física escolar e transtornos de ansiedade : uma revisão narrativa. 2021. 32 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA ansiedade é um estado psicológico com sintomas psiquiátricos mais comumente experimentado, expectativa apreensiva ou medo. Sabendo disso e da importância da prática de atividade física para a saúde física e mental, o objetivo do presente estudo foi analisar e interpretar as evidências científicas disponíveis por meio de revisão narrativa que discuta a Educação Física Escolar no Ensino Médio e seus benefícios em relação à saúde mental e aos Transtornos de Ansiedade. Trata-se de um estudo de revisão narrativa realizada nos bancos de PubMed e Scielo e no site de busca Google Acadêmico, com os termos “Educação Física e Ansiedade” e “Physical Education and Anxiety”. Foram recuperados 10 artigos entre o período compreendido entre de 2011 até o período de janeiro de 2021. Os estudos selecionados apontaram associação negativa entre ansiedade e saúde, também destacam a importância da disciplina de Educação Física nas escolas com o bem estar físico e mental dos estudantes, assim como o papel do professor e sua forma de lidar com alunos com transtornos de ansiedade ou formas de abordagem do tema em sala de aula. Conclui-se que a Educação Física Escolar pode ser uma das principais formas de combate à ansiedade e na manutenção da saúde mental, nos levando a refletir sobre seu papel na fase da adolescência.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordEducação físicapt_BR
dc.subject.keywordAnsiedadept_BR
dc.subject.keywordEducação física (Ensino médio)pt_BR
dc.subject.keywordTranstorno de ansiedadept_BR
dc.titleEducação física escolar e transtornos de ansiedade : uma revisão narrativapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-21T15:27:17Z-
dc.date.available2022-03-21T15:27:17Z-
dc.date.submitted2021-11-01-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30166-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Anxiety is a psychological state with the most commonly experienced psychiatric symptoms, apprehensive anticipation or fear. Knowing this and the importance of physical activity for physical and mental health, the aim of this study was to analyze and interpret the available scientific evidence through a narrative review that discusses Physical Education in High School and its benefits in relation to mental health and anxiety disorders. This is a narrative review study carried out in the PubMed and Scielo databases and in the Google Academic search site, with the terms “Physical Education and Anxiety” and “Physical Education and Anxiety”. Ten articles were retrieved from 2011 to January 2021. The selected studies showed a negative association between anxiety and health, also highlighting the importance of Physical Education in schools with the physical and mental well-being of students , as well as the role of the teacher and his way of dealing with students with anxiety disorders or ways of approaching the topic in the classroom. It is concluded that Physical Education at School can be one of the main ways to combat anxiety and maintain mental health, leading us to reflect on its role in adolescence.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.