Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30160
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucasValenteParro_tcc.pdf694 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma comparação entre a crise da dívida dos países latino-americanos na década 1980 e a crise do subprime nos Estados Unidos
Autor(es): Parro, Lucas Valente
Orientador(es): Cabello, Andrea Felippe
Assunto: Crise econômica
América Latina - condições econômicas
Estados Unidos
Dívida pública
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 21-Mar-2022
Referência: PARRO, Lucas Valente. Uma comparação entre a crise da dívida dos países latino-americanos na década 1980 e a crise do subprime nos Estados Unidos. 2021. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Depois de três décadas de um espantoso crescimento econômico, após o aumento da taxa de juros americana no início dos anos 1980, estourou a crise da dívida na América Latina, que fez com que os países dessa região entrassem em uma forte depressão que duraria mais de uma década. Quase três décadas depois desse acontecimento, também depois de um período de grande expansão econômica, a crise do subprime estourou depois que o Federal Reserve System aumentou a taxa de juros americana, fazendo com que os preços dos imóveis nos Estados Unidos caíssem e a taxa de inadimplência disparasse. Neste trabalho é realizado uma revisão de literatura a respeito dos acontecimentos dessas duas crises para que se possa analisa-las, e, ao final, seja possível compara-las para ver em quais pontos se assemelham.
Abstract: After three decades of astonishing economic growth, after the rise in the US interest rate in the early 1980s, the debt crisis in Latin America broke out, which sent countries in that region into a severe depression that would last for more than a decade. Almost three decades after the event, also after a period of great economic expansion, the subprime crisis broke out after the Federal Reserve System raised the American interest rate, causing real estate prices in the United States to fall and the rate of default soared. In this work, a literature review is carried out regarding the events of these two crises so that they can be analyzed, and, in the end, it is possible to compare them to see in which points they are similar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Econômicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.