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Título: Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes
Autor(es): Almeida, Fernanda Beatriz Barros de
Orientador(es): Dantas, Edmundo Brandão
Assunto: Micro e pequenas empresas
Instagram (Rede social on-line)
Redes sociais on-line
Comércio eletrônico
Empreendedorismo
Comunicações digitais
Data de apresentação: 27-Out-2021
Data de publicação: 18-Mar-2022
Referência: ALMEIDA, Fernanda Beatriz Barros de. Comunicação digital para micro e pequenas empresas: o Instagram como meio de comunicação com clientes. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Diante de diversas mudanças no cenário brasileiro, incluindo a pandemia da covid-19 e seus impactos na economia, foi possível observar um maior investimento no meio digital. Principalmente por parte dos micro e pequenos empreendedores que buscam o Instagram como uma estratégia de relacionamento com seus clientes e também como um meio de manter a visibilidade de seus negócios mesmo durante o fechamento do comércio. Visando o apoio a estes MPEs, foi desenvolvido um manual de Comunicação Organizacional digital no Instagram. Como resultado, foi possível estruturar um passo a passo da utilização da plataforma no que tange a comunicação e desenvolver um quadro de ferramentas para a criação de designs para mídias digitais com diferentes níveis de dificuldade de uso. Além de sugestões de cursos que abrangem a área da comunicação digital. Produzindo assim, um material com conteúdo informativo sobre estratégias de comunicação para que micro e pequenas empresas possam utilizá-lo para melhorar a relação com seus clientes.
Abstract: In the face of those multiple changes in the Brazilian scene, including the pandemic of Covid-19 and its economy impacts, it was possible to observe an increase on investments in the digital means. Especially from micro and small entrepreneurs that use Instagram as a strategy of costumer relationship, also as a mean to maintain the visibility of their businesses even during the commerce closure. Aiming to support those MSEs, was developed a manual of Digital Organizational Communication on Instagram. As a result, it was possible to create a step-by step of how to use the platform in the communication field and develop a panel of tools with different grades of application, in addition to suggestions of courses about digital communication. Therefore, creating an informative subject matter about communication strategies to micro and small businesses, so they could use it to improve their customer relationship.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2021.
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