Título: | Comunicação digital para micro e pequenas empresas : o Instagram como meio de comunicação com clientes |
Autor(es): | Almeida, Fernanda Beatriz Barros de |
Orientador(es): | Dantas, Edmundo Brandão |
Assunto: | Micro e pequenas empresas Instagram (Rede social on-line) Redes sociais on-line Comércio eletrônico Empreendedorismo Comunicações digitais |
Data de apresentação: | 27-Out-2021 |
Data de publicação: | 18-Mar-2022 |
Referência: | ALMEIDA, Fernanda Beatriz Barros de. Comunicação digital para micro e pequenas empresas: o Instagram como meio de comunicação com clientes. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Diante de diversas mudanças no cenário brasileiro, incluindo a pandemia da covid-19
e seus impactos na economia, foi possível observar um maior investimento no meio digital.
Principalmente por parte dos micro e pequenos empreendedores que buscam o Instagram como
uma estratégia de relacionamento com seus clientes e também como um meio de manter a
visibilidade de seus negócios mesmo durante o fechamento do comércio. Visando o apoio a
estes MPEs, foi desenvolvido um manual de Comunicação Organizacional digital no
Instagram. Como resultado, foi possível estruturar um passo a passo da utilização da plataforma
no que tange a comunicação e desenvolver um quadro de ferramentas para a criação de designs
para mídias digitais com diferentes níveis de dificuldade de uso. Além de sugestões de cursos
que abrangem a área da comunicação digital. Produzindo assim, um material com conteúdo
informativo sobre estratégias de comunicação para que micro e pequenas empresas possam
utilizá-lo para melhorar a relação com seus clientes. |
Abstract: | In the face of those multiple changes in the Brazilian scene, including the pandemic of
Covid-19 and its economy impacts, it was possible to observe an increase on investments in the
digital means. Especially from micro and small entrepreneurs that use Instagram as a strategy
of costumer relationship, also as a mean to maintain the visibility of their businesses even
during the commerce closure. Aiming to support those MSEs, was developed a manual of
Digital Organizational Communication on Instagram. As a result, it was possible to create a
step-by step of how to use the platform in the communication field and develop a panel of tools
with different grades of application, in addition to suggestions of courses about digital
communication. Therefore, creating an informative subject matter about communication
strategies to micro and small businesses, so they could use it to improve their customer
relationship. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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