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Título: Vaporwave e o capitalismo tardio um estudo sobre produções visuais irônicas na pós-história
Autor(es): Gomes, Thaylla Siqueira
Orientador(es): Oliveira, Daniel Fernandes Batista de
Assunto: Vaporwave
Capitalismo
Arte
Data de apresentação: 28-Mai-2021
Data de publicação: 18-Mar-2022
Referência: GOMES, Thaylla Siqueira. Vaporwave e o capitalismo tardio um estudo sobre produções visuais irônicas na pós-história. 2021. 125 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)— Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa é o resultado de um trabalho que parte da análise de imagens pertencentes ao recorte temporal da metade do século XX e início do século XXI - como a obra artística de Andy Warhol e produções que dialogam visualmente com o fenômeno do Vaporwave. Neste processo, o estudo disserta, ainda, sobre o entendimento da noção de pós-história e sobre a figura de linguagem da ironia. Assim, o estudo fala a respeito do Vaporwave e do modo como este se dá na realidade da internet e das mídias meméticas, sendo assim, um comparativo com produções que se davam em momentos anteriores em que as mídias analógicas vigoravam. Um contraponto é colocado como problema quando a ironia é identificada, ainda, como instrumento de apropriação vazia e nociva em mensagens politicamente antagônicas.
Abstract: This research is the result of a work which sets out from the analysis of imagens belonging to the time frame of the first half of the twentieth century and beginning of the twenty-first century - such as the artistic work of Andy Warhol and productions which visually dialog with the phenomenon of Vaporwave. In this process, the study discusses, still, upon the understanding of the notion of post-history and on the figure of speech of irony. Thus, this study comments about Vaporwave and the way with which it manifests in the reality of the internet and of memetic media, therefore being a comparison point with productions that took place in previous moments in which analog media were held. A counterpoint is placed as a problem when irony is identified, moreover, as an instrument of harmful and empty appropriation in politically antagonistic messages.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Teoria, Crítica e História da Arte, 2021.
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