Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Daniel Fernandes Batista de | - |
dc.contributor.author | Gomes, Thaylla Siqueira | - |
dc.identifier.citation | GOMES, Thaylla Siqueira. Vaporwave e o capitalismo tardio um estudo sobre produções visuais irônicas na pós-história. 2021. 125 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)— Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Teoria, Crítica e História da Arte, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é o resultado de um trabalho que parte da análise de imagens
pertencentes ao recorte temporal da metade do século XX e início do século XXI -
como a obra artística de Andy Warhol e produções que dialogam visualmente com o
fenômeno do Vaporwave. Neste processo, o estudo disserta, ainda, sobre o
entendimento da noção de pós-história e sobre a figura de linguagem da ironia.
Assim, o estudo fala a respeito do Vaporwave e do modo como este se dá na
realidade da internet e das mídias meméticas, sendo assim, um comparativo com
produções que se davam em momentos anteriores em que as mídias analógicas
vigoravam. Um contraponto é colocado como problema quando a ironia é
identificada, ainda, como instrumento de apropriação vazia e nociva em mensagens
politicamente antagônicas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vaporwave | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capitalismo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte | pt_BR |
dc.title | Vaporwave e o capitalismo tardio um estudo sobre produções visuais irônicas na pós-história | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T13:26:41Z | - |
dc.date.available | 2022-03-18T13:26:41Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30135 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research is the result of a work which sets out from the analysis of
imagens belonging to the time frame of the first half of the twentieth century and
beginning of the twenty-first century - such as the artistic work of Andy Warhol and
productions which visually dialog with the phenomenon of Vaporwave. In this
process, the study discusses, still, upon the understanding of the notion of
post-history and on the figure of speech of irony. Thus, this study comments about
Vaporwave and the way with which it manifests in the reality of the internet and of
memetic media, therefore being a comparison point with productions that took place
in previous moments in which analog media were held. A counterpoint is placed as a
problem when irony is identified, moreover, as an instrument of harmful and empty
appropriation in politically antagonistic messages. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|