Título: | TIC’s e ensino superior : os desafios enfrentados pelos docentes durante o ensino remoto emergencial |
Autor(es): | Pereira, Bruna Ribeiro de Melo Silva, Caroline Cabral Gomes e |
Orientador(es): | Aguiar, Ludmilla Moura de Souza |
Assunto: | Ensino superior Tecnologia da informação e comunicação Ensino Remoto Emergencial (ERE) Pandemia |
Data de apresentação: | 20-Out-2021 |
Data de publicação: | 17-Mar-2022 |
Referência: | PEREIRA, Bruna Ribeiro de Melo; SILVA, Caroline Cabral Gomes e. TIC’s e ensino superior: os desafios enfrentados pelos docentes durante o ensino remoto emergencial. 2021. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma investigação, a partir de trabalhos já publicados, sobre os
desafios do uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC‟s) pelos professores do
ensino superior no Brasil com a implementação do ensino remoto emergencial durante a
pandemia da Covid-19. A pesquisa tem como objetivo identificar na literatura científica
projetos e produções que tratam sobre os principais desafios enfrentados pelos professores,
além das ferramentas tecnológicas utilizadas para a transmissão de conteúdo e a oferta de
capacitação oferecida a eles pelas instituições de ensino superior (IES). O trabalho foi
conduzido como uma pesquisa bibliográfica, a qual foi realizada com base em sites técnicos
científicos e dados da literatura científica publicados durante 2020 e 2021. Os resultados
obtidos foram analisados e avaliados de forma qualitativa visando caracterizar a prática
docente. A conclusão mostrou que os professores precisam dominar as TIC‟s para aproximar
o aluno do processo de ensino- aprendizagem. Assim, eles conseguem dinamizar as aulas e
torná-las mais atraentes. Além disso, essas ferramentas tecnológicas se mostraram de difícil
compreensão para os professores, visto que, em muitos casos, não houve capacitação
suficiente. Além disso, a falta de acesso à internet e de recursos digitais para a transmissão do
conhecimento foram dificuldades relatadas pelos docentes. |
Abstract: | This work presents an investigation about the challenges higher education professors
faced with the use of information and communication technologies (ICT) since the
implementation of Emergency remote teaching during the COVID-19 pandemic in Brazil.
This research aims to identify projects and productions in the scientific literature that presents
the main challenges faced by teachers, and the technological tools used by them to convey the
subject of their courses, in addition to the offer of training and qualification made to them by
the Higher Education Institutions (HEIs). The work was conducted as a bibliographical
research, focused in technical/scientific websites and information from scientific literature
published during 2020 and 2021. The results obtained were analyzed and evaluated in a
qualitative manner in order to characterize the teaching practice. In conclusion, the results
showed that teachers need to master ICT's to bring students closer to the teaching-learning
process. Thus, managing to promote dynamic classes and make them more attractive.
Furthermore, these technological tools proved to be difficult for teachers to understand, since,
in many cases, there was not enough training or qualification. In addition, the lack of internet
access and digital resources for the transmission of knowledge were difficulties reported by
the professors. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.