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Título: Tem na Netflix? Uma análise do efeito do streaming na construção do novo perfil do consumidor de obras audiovisuais
Autor(es): Monteiro, Amanda Nobre
Orientador(es): Polydoro, Felipe da Silva
Assunto: Netflix (Plataforma de streaming)
Streaming (Tecnologia de transmissão de dados)
Audiovisual
Diversidade cultural
Comportamento do consumidor
Consumidores - preferência
Data de apresentação: 12-Nov-2021
Data de publicação: 11-Mar-2022
Referência: MONTEIRO, Amanda Nobre. Tem na Netflix? Uma análise do efeito do streaming na construção do novo perfil do consumidor de obras audiovisuais. 2021. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Neste artigo, investigo a transformação do perfil do consumidor de obras audiovisuais com a chegada dos serviços de streaming e a consolidação da Netflix no Brasil. A partir de pesquisas bibliográficas e entrevistas de profundidade, busco compreender qual a relação do novo público com a plataforma e como ela alterou a produção, divulgação e distribuição de conteúdos audiovisuais. Por meio da análise, é perceptível que o perfil do consumidor de audiovisual se transformou. Rompendo com a programação das grades de televisão aberta e a cabo e criando independência para consumir o quê, quando e onde quiser, o espectador se tornou mais insaciável por conteúdos em vídeo. Para a produção deste artigo foram entrevistadas 8 pessoas, e ao longo das entrevistas foi possível ter um olhar mais minucioso do comportamento do usuário que, apesar de se libertar da programação televisiva, se tornou refém das plataformas e seus algoritmos.
Abstract: In this article, I pursue the transformation of the consumer profile of audiovisual with the arrival of streaming services and the consolidation of Netflix in Brazil. From bibliographic research and in-depth interviews, I seek to understand the relationship between the new public with the platform of Netflix and how it changes the production, propagation and distribution of audiovisual content. Through the analysis, it is noticeable that the profile of the audiovisual consumer has changed. Breaking from the programming of open and cable television networks and creating independence to consume what, whenever and wherever they want, the viewer has become more insatiable for video content. For the production of this article, 8 people were interviewed, and throughout the interviews it was possible to have a more detailed look at the behavior of the user who, despite freeing himself from television programming, became a hostage of platforms and their algorithms.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2021.
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