Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/30106
Título: | Simulação clínica como ferramenta educativa na enfermagem pediátrica : uma revisão integrativa |
Autor(es): | Gama, Vanessa Alves da |
Orientador(es): | Ribeiro, Laiane Medeiros |
Assunto: | Enfermagem pediátrica Simulação (Computadores) Enfermagem - estudo e ensino |
Data de apresentação: | 2-Dez-2015 |
Data de publicação: | 10-Mar-2022 |
Referência: | GAMA, Vanessa Alves da. Simulação clínica como ferramenta educativa na enfermagem pediátrica: uma revisão integrativa. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015. |
Resumo: | O uso da simulação é uma tendência no processo de aprendizagem em enfermagem e
promove a obtenção de conhecimentos e habilidades de uma forma segura e controlada. O
objetivo é analisar as evidências disponíveis na literatura nacional e internacional relacionado
à simulação clínica na enfermagem pediátrica. Foi realizada uma revisão integrativa da
literatura na qual identificaram-se os seguintes descritores no DeCs: “simulação por
computador” e “enfermagem pediátrica” e no MESH: “Computer simulation”, “clinical
simulation” e “pediatric nursing”. Posteriormente foi estabelecido os critérios de inclusão: ano
de publicação (2004 a 2014), idiomas (inglês, português e espanhol) e texto completo. Foram
encontrados oito artigos para a revisão. Diante do que foi apresentado no presente estudo,
muitos benefícios foram encontrados no uso da simulação clínica no ensino da enfermagem
pediátrica. Sua implementação como metodologia de ensino deve ser incentivada para que
sejam formados enfermeiros com habilidades para o cuidado com o paciente. |
Abstract: | The use of simulation is a trend in the learning process in nursing and promotes the
acquisition of knowledge and skills in a safe and controlled manner. The objective isto
analyze the evidence available in the national and international literature related to clinical
simulation in pediatric nursing. The integrative literature review in which were identified the
following descriptors in DeCS, "computer simulation" and "pediatric nursing" and MESH:
"Computer simulation", "clinical simulation" and "pediatric nursing". It was later established
inclusion criteria: year of publication (2004-2014), languages (English, Portuguese and
Spanish) and full text. Eight articles were found for review. Given what was presented in this
study, many benefits were found in the use of clinical simulation in pediatric nursing
education. Its implementation as a teaching methodology should be encouraged so that nurses
are trained with skills to care for the patient. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2015. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus UnB Ceilândia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.