Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30074
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_ClauviskPereiraDoVale_tcc.pdf600,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Natação : uma prática benéfica para público infantil
Autor(es): Vale, Clauvisk Pereira do
Orientador(es): Santos, Karini Borges dos
Assunto: Natação
Natação para crianças
Desenvolvimento infantil
Crianças - desenvolvimento
Data de apresentação: 21-Out-2021
Data de publicação: 8-Mar-2022
Referência: VALE, Clauvisk Pereira do. Natação : uma prática benéfica para público infantil. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A natação apresenta inúmeros benefícios no desenvolvimento das crianças. Na infância, nadar auxilia na cognição, na afetividade, na psicomotricidade, na socialização e também na saúde dos pequenos, pois ajuda na prevenção e no tratamento de doenças respiratórias, comportamentais e estruturais. Considerando essas inúmeras vantagens e a sistemática procura de crianças e jovens pela atividade aquática, a presente pesquisa propôs-se a debater sobre os benefícios da natação infantil como prática de atividade física para além das aulas de Educação Física; apresentar a importância em relação ao desenvolvimento motor no processo de aprendizagem; apontar a influência do desenvolvimento social voltada para o público infantil; compreender a importância da utilização do desenvolvimento psicoafetivo e também mostrar a relevância de transmitir informações direcionada a sobrevivência. A pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória (análise de artigos, teses, dissertações), com abordagem qualitativa e pesquisa de campo (aplicação de um questionário semiestruturado em profissionais que atuam na área) foi a metodologia aplicada neste trabalho. Os dados levantados permitiram apontar sete categorias de benefícios da prática da natação: melhoria do fortalecimento muscular, que beneficia o psicomotor e o cardiorrespiratório; melhor socialização da criança, beneficiando a interação mútua e saudável e o processo de aprendizagem; na categoria psicoafetivo, observou-se o desenvolvimento de vínculos saudáveis com seus professores e colegas; melhora e fomenta a criatividade e a ludicidade, pelo uso de canções, brinquedos e materiais do meio aquático; melhoria na assimilação dos movimentos e na movimentação espontânea da criança, pelo uso do elemento lúdico e da musicalização nas aulas de natação; melhora a segurança voltada à sobrevivência, pois informações e ações preventivas conscientizam as crianças quanto a necessidade de encontrar locais seguros e meios para ajudar alguém ou a si mesmo em caso de afogamento. A última categoria, benefícios adicionais, apresenta a natação como ferramenta para aumentar a qualidade de vida e eliminar chances de sedentarismo.
Abstract: Swimming has numerous developmental benefits for children. In childhood, swimming helps with cognition, affectivity, psychomotricity, socialization and also the health of the little ones, as it helps in the prevention and treatment of respiratory, behavioral and structural diseases. Considering these numerous advantages and the systematic search of children and young people for aquatic activities, this research aimed to debate the benefits of children's swimming as a practice of physical activity beyond Physical Education classes; present the importance in relation to motor development in the learning process; point out the influence of social development aimed at children; understand the importance of using psychoaffective development and also show the relevance of transmitting information aimed at survival. Bibliographic, descriptive and exploratory research (analysis of articles, theses, dissertations), with a qualitative approach and field research (application of a semi-structured questionnaire on professionals working in the area) was the methodology applied in this work. The data collected allowed us to point out seven categories of benefits from the practice of swimming: improvement in muscle strengthening, which benefits the psychomotor and cardiorespiratory; better socialization of the child, benefiting mutual and healthy interaction and the learning process; in the psycho-affective category, the development of healthy bonds with their teachers and colleagues was observed; improves and encourages creativity and playfulness, through the use of songs, toys and materials from the aquatic environment; improvement in the assimilation of the child's movements and spontaneous movement, through the use of the playful element and musicalization in swimming lessons; it improves survival-oriented safety, as preventive information and actions make children aware of the need to find safe places and ways to help someone or themselves in the event of drowning. The last category, additional benefits, presents swimming as a tool to increase quality of life and eliminate chances of sedentary lifestyle.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.