Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Santos, Karini Borges dos | - |
dc.contributor.author | Vale, Clauvisk Pereira do | - |
dc.identifier.citation | VALE, Clauvisk Pereira do. Natação : uma prática benéfica para público infantil. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A natação apresenta inúmeros benefícios no desenvolvimento das crianças. Na
infância, nadar auxilia na cognição, na afetividade, na psicomotricidade, na
socialização e também na saúde dos pequenos, pois ajuda na prevenção e no
tratamento de doenças respiratórias, comportamentais e estruturais. Considerando
essas inúmeras vantagens e a sistemática procura de crianças e jovens pela atividade
aquática, a presente pesquisa propôs-se a debater sobre os benefícios da natação
infantil como prática de atividade física para além das aulas de Educação Física;
apresentar a importância em relação ao desenvolvimento motor no processo de
aprendizagem; apontar a influência do desenvolvimento social voltada para o público
infantil; compreender a importância da utilização do desenvolvimento psicoafetivo e
também mostrar a relevância de transmitir informações direcionada a sobrevivência.
A pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória (análise de artigos, teses,
dissertações), com abordagem qualitativa e pesquisa de campo (aplicação de um
questionário semiestruturado em profissionais que atuam na área) foi a metodologia
aplicada neste trabalho. Os dados levantados permitiram apontar sete categorias de
benefícios da prática da natação: melhoria do fortalecimento muscular, que beneficia
o psicomotor e o cardiorrespiratório; melhor socialização da criança, beneficiando a
interação mútua e saudável e o processo de aprendizagem; na categoria psicoafetivo,
observou-se o desenvolvimento de vínculos saudáveis com seus professores e
colegas; melhora e fomenta a criatividade e a ludicidade, pelo uso de canções,
brinquedos e materiais do meio aquático; melhoria na assimilação dos movimentos e
na movimentação espontânea da criança, pelo uso do elemento lúdico e da
musicalização nas aulas de natação; melhora a segurança voltada à sobrevivência,
pois informações e ações preventivas conscientizam as crianças quanto a
necessidade de encontrar locais seguros e meios para ajudar alguém ou a si mesmo
em caso de afogamento. A última categoria, benefícios adicionais, apresenta a
natação como ferramenta para aumentar a qualidade de vida e eliminar chances de
sedentarismo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Natação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Natação para crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - desenvolvimento | pt_BR |
dc.title | Natação : uma prática benéfica para público infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T14:58:58Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T14:58:58Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30074 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Swimming has numerous developmental benefits for children. In childhood, swimming
helps with cognition, affectivity, psychomotricity, socialization and also the health of
the little ones, as it helps in the prevention and treatment of respiratory, behavioral and
structural diseases. Considering these numerous advantages and the systematic
search of children and young people for aquatic activities, this research aimed to
debate the benefits of children's swimming as a practice of physical activity beyond
Physical Education classes; present the importance in relation to motor development
in the learning process; point out the influence of social development aimed at children;
understand the importance of using psychoaffective development and also show the
relevance of transmitting information aimed at survival. Bibliographic, descriptive and
exploratory research (analysis of articles, theses, dissertations), with a qualitative
approach and field research (application of a semi-structured questionnaire on
professionals working in the area) was the methodology applied in this work. The data
collected allowed us to point out seven categories of benefits from the practice of
swimming: improvement in muscle strengthening, which benefits the psychomotor and
cardiorespiratory; better socialization of the child, benefiting mutual and healthy
interaction and the learning process; in the psycho-affective category, the development
of healthy bonds with their teachers and colleagues was observed; improves and
encourages creativity and playfulness, through the use of songs, toys and materials
from the aquatic environment; improvement in the assimilation of the child's
movements and spontaneous movement, through the use of the playful element and
musicalization in swimming lessons; it improves survival-oriented safety, as preventive
information and actions make children aware of the need to find safe places and ways
to help someone or themselves in the event of drowning. The last category, additional
benefits, presents swimming as a tool to increase quality of life and eliminate chances
of sedentary lifestyle. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
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