Título: | O brincar como promotor essencial da saúde na infância : um estudo exploratório |
Autor(es): | Aguiar, Lohane |
Orientador(es): | Brito, Marcelo de |
Assunto: | Crianças Brincadeiras Atividade física Desenvolvimento infantil |
Data de apresentação: | 5-Nov-2021 |
Data de publicação: | 8-Mar-2022 |
Referência: | AGUIAR, Lohane. O brincar como promotor essencial da saúde na infância : um estudo exploratório. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Atualmente existem diversas carências no mundo infantil, duas delas estão
intimamente relacionadas: o alto índice de inatividade física e a falta do brincar em
suas rotinas. Tendo em vista que a falta do brincar prejudica o desenvolvimento físico
das crianças, devido ao estímulo motor que diversos jogos e brincadeiras
proporcionam, e considerando também que a falta de incentivo, tempo, espaço, maior
isolamento social, assim como o aumento da utilização da tecnologia contribuem para
que cada vez mais crianças sejam afetadas por doenças como hipertensão arterial,
obesidade, diabetes, ansiedade, depressão, entre outras, o presente trabalho buscou
compilar diversos estudos com o objetivo oferecer subsídios sobretudo para os
responsáveis, sobre a influência que o brincar tem para a para a promoção da saúde
durante a infância. Conclui-se que é necessário fazer um trabalho em conjunto entre
responsáveis e profissionais, proporcionando à criança se tornar fisicamente ativa,
todavia é um processo que demanda a presença do lúdico, pois é através da
brincadeira, a linguagem que mais caracteriza a infância, que aprendemos a ter prazer
em se movimentar e construir nossa autonomia. Ludicamente a cultura do movimento
pode se consolidar, contribuindo para que permaneça durante a vida. A Educação
Física, neste sentido, pode ser de grande valor uma vez que mantém uma relação
íntima com a cultura do lúdico. |
Abstract: | Currently, there are several deficiencies in the children's world, two of them are
closely related: the high rate of physical inactivity and the lack of playing in their
routines. Considering that the lack of playing impairs the physical development of
children, due to the motor stimulation that various games and games provide, and also
considering that the lack of encouragement, time, space, greater social isolation, as
well as the increased use of technology contribute to more and more children being
affected by diseases such as high blood pressure, obesity, diabetes, anxiety,
depression, among others. has for the promotion of health during childhood. It is
concluded that it is necessary to work together between guardians and professionals,
allowing the child to become physically active, but it is a process that demands the
presence of playfulness, as it is through play, the language that most characterizes
childhood, that we learn to enjoy moving around and build our autonomy. Playfully, the
movement's culture can be consolidated, contributing to its continuation throughout
life. Physical Education, in this sense, can be of great value since it maintains an
intimate relationship with the culture of playfulness. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Educação Física
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