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Título: O brincar como promotor essencial da saúde na infância : um estudo exploratório
Autor(es): Aguiar, Lohane
Orientador(es): Brito, Marcelo de
Assunto: Crianças
Brincadeiras
Atividade física
Desenvolvimento infantil
Data de apresentação: 5-Nov-2021
Data de publicação: 8-Mar-2022
Referência: AGUIAR, Lohane. O brincar como promotor essencial da saúde na infância : um estudo exploratório. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Atualmente existem diversas carências no mundo infantil, duas delas estão intimamente relacionadas: o alto índice de inatividade física e a falta do brincar em suas rotinas. Tendo em vista que a falta do brincar prejudica o desenvolvimento físico das crianças, devido ao estímulo motor que diversos jogos e brincadeiras proporcionam, e considerando também que a falta de incentivo, tempo, espaço, maior isolamento social, assim como o aumento da utilização da tecnologia contribuem para que cada vez mais crianças sejam afetadas por doenças como hipertensão arterial, obesidade, diabetes, ansiedade, depressão, entre outras, o presente trabalho buscou compilar diversos estudos com o objetivo oferecer subsídios sobretudo para os responsáveis, sobre a influência que o brincar tem para a para a promoção da saúde durante a infância. Conclui-se que é necessário fazer um trabalho em conjunto entre responsáveis e profissionais, proporcionando à criança se tornar fisicamente ativa, todavia é um processo que demanda a presença do lúdico, pois é através da brincadeira, a linguagem que mais caracteriza a infância, que aprendemos a ter prazer em se movimentar e construir nossa autonomia. Ludicamente a cultura do movimento pode se consolidar, contribuindo para que permaneça durante a vida. A Educação Física, neste sentido, pode ser de grande valor uma vez que mantém uma relação íntima com a cultura do lúdico.
Abstract: Currently, there are several deficiencies in the children's world, two of them are closely related: the high rate of physical inactivity and the lack of playing in their routines. Considering that the lack of playing impairs the physical development of children, due to the motor stimulation that various games and games provide, and also considering that the lack of encouragement, time, space, greater social isolation, as well as the increased use of technology contribute to more and more children being affected by diseases such as high blood pressure, obesity, diabetes, anxiety, depression, among others. has for the promotion of health during childhood. It is concluded that it is necessary to work together between guardians and professionals, allowing the child to become physically active, but it is a process that demands the presence of playfulness, as it is through play, the language that most characterizes childhood, that we learn to enjoy moving around and build our autonomy. Playfully, the movement's culture can be consolidated, contributing to its continuation throughout life. Physical Education, in this sense, can be of great value since it maintains an intimate relationship with the culture of playfulness.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
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