Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30073
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LohaneAguiar_tcc.pdf728,61 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorBrito, Marcelo de-
dc.contributor.authorAguiar, Lohane-
dc.identifier.citationAGUIAR, Lohane. O brincar como promotor essencial da saúde na infância : um estudo exploratório. 2021. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente existem diversas carências no mundo infantil, duas delas estão intimamente relacionadas: o alto índice de inatividade física e a falta do brincar em suas rotinas. Tendo em vista que a falta do brincar prejudica o desenvolvimento físico das crianças, devido ao estímulo motor que diversos jogos e brincadeiras proporcionam, e considerando também que a falta de incentivo, tempo, espaço, maior isolamento social, assim como o aumento da utilização da tecnologia contribuem para que cada vez mais crianças sejam afetadas por doenças como hipertensão arterial, obesidade, diabetes, ansiedade, depressão, entre outras, o presente trabalho buscou compilar diversos estudos com o objetivo oferecer subsídios sobretudo para os responsáveis, sobre a influência que o brincar tem para a para a promoção da saúde durante a infância. Conclui-se que é necessário fazer um trabalho em conjunto entre responsáveis e profissionais, proporcionando à criança se tornar fisicamente ativa, todavia é um processo que demanda a presença do lúdico, pois é através da brincadeira, a linguagem que mais caracteriza a infância, que aprendemos a ter prazer em se movimentar e construir nossa autonomia. Ludicamente a cultura do movimento pode se consolidar, contribuindo para que permaneça durante a vida. A Educação Física, neste sentido, pode ser de grande valor uma vez que mantém uma relação íntima com a cultura do lúdico.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCriançaspt_BR
dc.subject.keywordBrincadeiraspt_BR
dc.subject.keywordAtividade físicapt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleO brincar como promotor essencial da saúde na infância : um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-08T14:17:18Z-
dc.date.available2022-03-08T14:17:18Z-
dc.date.submitted2021-11-05-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30073-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Currently, there are several deficiencies in the children's world, two of them are closely related: the high rate of physical inactivity and the lack of playing in their routines. Considering that the lack of playing impairs the physical development of children, due to the motor stimulation that various games and games provide, and also considering that the lack of encouragement, time, space, greater social isolation, as well as the increased use of technology contribute to more and more children being affected by diseases such as high blood pressure, obesity, diabetes, anxiety, depression, among others. has for the promotion of health during childhood. It is concluded that it is necessary to work together between guardians and professionals, allowing the child to become physically active, but it is a process that demands the presence of playfulness, as it is through play, the language that most characterizes childhood, that we learn to enjoy moving around and build our autonomy. Playfully, the movement's culture can be consolidated, contributing to its continuation throughout life. Physical Education, in this sense, can be of great value since it maintains an intimate relationship with the culture of playfulness.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.