Título: | Estudo comparativo do comportamento informacional de busca dos estudantes do curso de medicina da UnB vindos de escolas públicas e particulares |
Autor(es): | Herculano, João Lucas Indalécio Nascimento |
Orientador(es): | Appel, André Luiz |
Coorientador(es): | Mártires, Elton |
Assunto: | Comportamento informacional Estudantes universitários - Medicina Universidade de Brasília (UnB) - estudantes Ensino público Ensino privado Pesquisa acadêmica |
Data de apresentação: | 5-Nov-2021 |
Data de publicação: | 4-Mar-2022 |
Referência: | HERCULANO, João Lucas Indalécio Nascimento. Estudo comparativo do comportamento informacional de busca dos estudantes do curso de medicina da UnB vindos de escolas públicas e particulares. 2021. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo analisar o comportamento da informação de busca dos estudantes
de medicina da Universidade de Brasília, em um comparativo entre os estudantes vindos de
instituições públicas e instituições particulares. Tem como estratégia de investigação o método
de pesquisa misto, quali-quantitativo, porque o atual estudo busca compreender um fenômeno
social, com a análise das características de comportamento de busca com base na formação pré-
universidade. Os resultados mostraram a influência do conhecimento prévio dos estudantes a
respeito da importância do processo de busca e das estratégias para realiza-lo, e como se deu o
desenvolvimento dessas ações pelos alunos já dentro da universidade e da importância na
formação e carreira dos estudantes. Em que os alunos vindos de escolas públicas demonstraram
ter mais conhecimento de conceitos e de estratégias de busca da informação, enquanto os alunos
de escolas particulares demonstraram ter tido mais recursos no período escolar. |
Abstract: | This study invastigates the search information behavior of the Universidade de Brasília's
medicine students, comparing between students came from public schools and private schools.
The invastigation strategy is mixed, quali-quantitative, because the study try to understand a
social phenomenon, analyzing search behavior characteristics in pre-university education. The
results show the influence of students' prior knowledge about the importance of the process of
seeking information and strategies to do it, and how these actions were developed by students
already at university and the importance of students' graduation and career. In which students
from public schools demonstrated to have more knowledge about concepts and information
search strategies, while students from private schools demonstrated to have more resources
during the school period. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Biblioteconomia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.