Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30059
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JoaoLucasIndalecioHerculano_tcc.pdf3,05 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo comparativo do comportamento informacional de busca dos estudantes do curso de medicina da UnB vindos de escolas públicas e particulares
Autor(es): Herculano, João Lucas Indalécio Nascimento
Orientador(es): Appel, André Luiz
Coorientador(es): Mártires, Elton
Assunto: Comportamento informacional
Estudantes universitários - Medicina
Universidade de Brasília (UnB) - estudantes
Ensino público
Ensino privado
Pesquisa acadêmica
Data de apresentação: 5-Nov-2021
Data de publicação: 4-Mar-2022
Referência: HERCULANO, João Lucas Indalécio Nascimento. Estudo comparativo do comportamento informacional de busca dos estudantes do curso de medicina da UnB vindos de escolas públicas e particulares. 2021. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o comportamento da informação de busca dos estudantes de medicina da Universidade de Brasília, em um comparativo entre os estudantes vindos de instituições públicas e instituições particulares. Tem como estratégia de investigação o método de pesquisa misto, quali-quantitativo, porque o atual estudo busca compreender um fenômeno social, com a análise das características de comportamento de busca com base na formação pré- universidade. Os resultados mostraram a influência do conhecimento prévio dos estudantes a respeito da importância do processo de busca e das estratégias para realiza-lo, e como se deu o desenvolvimento dessas ações pelos alunos já dentro da universidade e da importância na formação e carreira dos estudantes. Em que os alunos vindos de escolas públicas demonstraram ter mais conhecimento de conceitos e de estratégias de busca da informação, enquanto os alunos de escolas particulares demonstraram ter tido mais recursos no período escolar.
Abstract: This study invastigates the search information behavior of the Universidade de Brasília's medicine students, comparing between students came from public schools and private schools. The invastigation strategy is mixed, quali-quantitative, because the study try to understand a social phenomenon, analyzing search behavior characteristics in pre-university education. The results show the influence of students' prior knowledge about the importance of the process of seeking information and strategies to do it, and how these actions were developed by students already at university and the importance of students' graduation and career. In which students from public schools demonstrated to have more knowledge about concepts and information search strategies, while students from private schools demonstrated to have more resources during the school period.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.