Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/30044Arquivos neste item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2021_JhonatanCaetanoJesusAraujo_tcc.pdf | 2 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
| Título: | Os efeitos da mediação especializada para alunos com transtorno do espectro autista |
| Autor(es): | Araujo, Jhonatan Caetano de Jesus |
| Orientador(es): | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de |
| Assunto: | Autismo - educação especial Desenvolvimento cognitivo Educação física para deficientes Transtorno do espectro autista Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) Mediação pedagógica |
| Data de apresentação: | 19-Nov-2021 |
| Data de publicação: | 4-Mar-2022 |
| Referência: | ARAUJO, Jhonatan Caetano de Jesus. Os efeitos da mediação especializada para alunos com transtorno do espectro autista. 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
| Resumo: | O presente estudo versa sobre a experiência vivida em aulas particulares de desenvolvimento motor, realizadas em contraturno escolar, na observação da mediação docente realizada para enriquecer o repertório de vivências psicomotoras de uma aluna com 4 anos de idade, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A intervenção educativa foi pautada na utilização de recursos auxiliares de mediação, oriundos da teoria de Feuerstein (1991) sobre as Experiências de Aprendizagem Mediadas, de forma a adaptar as aulas para o atendimento às especificidades da aluna, suas necessidades e interesses. Como resultado, percebemos que a experiência partilhada e a regulação do nível de dificuldade das atividades foram as adaptações que melhor contribuíram para individualização da proposta educacional. O presente estudo evidencia, portanto, que uma mediação docente adequada, associada com a seleção de atividades que tenham um caráter lúdico e recreativo, contribuem de forma efetiva para promover o engajamento da aluna com as atividades propostas em aula, como também, que essas experiências de aprendizagem serão chaves para o seu desenvolvimento psicomotor. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Educação Física |
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.