Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | Araujo, Jhonatan Caetano de Jesus | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Jhonatan Caetano de Jesus. Os efeitos da mediação especializada para alunos com transtorno do espectro autista. 2021. 55 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo versa sobre a experiência vivida em aulas particulares de
desenvolvimento motor, realizadas em contraturno escolar, na observação da
mediação docente realizada para enriquecer o repertório de vivências psicomotoras
de uma aluna com 4 anos de idade, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista
(TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A intervenção
educativa foi pautada na utilização de recursos auxiliares de mediação, oriundos da
teoria de Feuerstein (1991) sobre as Experiências de Aprendizagem Mediadas, de
forma a adaptar as aulas para o atendimento às especificidades da aluna, suas
necessidades e interesses. Como resultado, percebemos que a experiência partilhada
e a regulação do nível de dificuldade das atividades foram as adaptações que melhor
contribuíram para individualização da proposta educacional. O presente estudo
evidencia, portanto, que uma mediação docente adequada, associada com a seleção
de atividades que tenham um caráter lúdico e recreativo, contribuem de forma efetiva
para promover o engajamento da aluna com as atividades propostas em aula, como
também, que essas experiências de aprendizagem serão chaves para o seu
desenvolvimento psicomotor. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autismo - educação especial | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento cognitivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física para deficientes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.subject.keyword | Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.title | Os efeitos da mediação especializada para alunos com transtorno do espectro autista | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T13:34:10Z | - |
dc.date.available | 2022-03-04T13:34:10Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30044 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|