Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30041
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CamilaDosSantosAlves_tcc.pdf449,41 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma revisão da literatura sobre agressividade tributária
Autor(es): Alves, Camila dos Santos
Orientador(es): Guerra, Mariana
Assunto: Sonegação fiscal
Evasão fiscal
Obrigação tributária
Agressividade tributária
Data de apresentação: 19-Mai-2021
Data de publicação: 4-Mar-2022
Referência: ALVES, Camila dos Santos. Uma revisão da literatura sobre agressividade tributária. 2021. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo revisar a literatura sobre a agressividade tributária, no período de 2010 a 2020, por meio da análise de pesquisas que utilizaram como proxies de mensuração: (i) a Book-Tax Differences (BTD) e a (ii) Effective Tax Rate (ETR). A agressividade tributária, ou evasão fiscal como é comumente denominada na literatura internacional, pode ser entendida como as práticas utilizadas pelas empresas que buscam reduzir suas obrigações fiscais. Nesse sentido, a importância do tema é ampla, pois além de ser impulsionado por questões fiscais, financeiras, sociais e outras, impacta diretamente a sociedade, principal contribuinte e utilitária dos serviços públicos. Nessa revisão, buscou-se investigar dentre 2010 a 2020 acerca do desenvolvimento desse tema, partindo dos eixos temáticos propostos por Hanlon e Heitzman (2010): teoria da agressividade tributária corporativa, medição da agressividade tributária, determinantes e, consequências da agressividade tributária. A metodologia Knowledge Development Process – Constructivist (ProKnow-C) foi escolhida para essa revisão, pois de acordo com Afonso et al. (2011) é um método que tem como fundamento a construção do conhecimento de modo mais consistente. Utilizando como palavras-chave principais: tax avoidance, tax evasion, tax aggressiveness analisou-se um portfólio bibliográfico de vinte e sete artigos. Os principais resultados evidenciam que os temas mais pesquisados são: (i) o uso das informações fiscais como suporte informacional aos stakeholders, (ii) as possíveis divergências da relação entre agressividade tributária e responsabilidade social corporativa e (iii) a influência das características e atuação dos responsáveis fiscais no nível de agressividade das empresas.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.