Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30039
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DanielAguilarDaSilva_tcc.pdf441,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Existe a necessidade de um conjunto global de padrões de relatórios de sustentabilidade reconhecidos internacionalmente?
Autor(es): Silva, Daniel Aguilar da
Orientador(es): Santana, Cláudio Moreira
Assunto: Responsabilidade social da empresa
Empresas - relatórios de sustentabilidade
Sustentabilidade
Data de apresentação: Mai-2021
Data de publicação: 4-Mar-2022
Referência: SILVA, Daniel Aguilar da. Existe a necessidade de um conjunto global de padrões de relatórios de sustentabilidade reconhecidos internacionalmente?. 2021. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo descrever e analisar as respostas das cartas de comentários por meio do papel de consulta e cartas de comentários (consultation paper and comment letters) expressa pela Fundação IFRS através de questionamentos sobre a pauta sustentável. A proliferação de diversos relatórios não financeiros com várias óticas e enfoques distintos concebeu um grande gargálo a toda comunidade internacional, com fragmentação de informações e restrições a comparabilidade entre as entidades. O presente trabalho teve por propósito elucidar e analisar as respostas contidas no papel de consulta acerca da seguinte pergunta conforme consta no anexo: “Existe a necessidade de um conjunto global de padrões de relatórios de sustentabilidade reconhecidos internacionalmente”? Foram analisados 577 comentários de vários stakeholders como bancos centrais, reguladores, instituições financeiras, docentes, entre outros. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental com enfoque quantitativo e qualitativo, que fez uso do microsoft excel para proceder à análise dos dados. A respeito do questionamento, foi criado três categorias na qual o primeiro representa os agentes favoráveis da criação de padrões de relatórios não financeiros, o segundo de agentes desfavoráveis, e por conseguinte, os agentes indiferentes da criação de relatórios não financeiros. Os atores favoráveis representam 86%, número esse representado fortemente pelo segmento do mercado financeiro, os desfavoráveis representaram 2%, número este evidenciado principalmente por docentes, e os indiferentes representam 12%, referente a falta de argumentos sólidos que os mesmos relataram sobre a fundação ifrs acerca de novos relatórios.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.