Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30027
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GabriellySouzaDeAndrade_tcc.pdf758,13 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Atuação dos profissionais de saúde no incentivo ao exercício da paternidade durante o pré-natal
Autor(es): Andrade, Gabrielly Souza de
Orientador(es): Souza, Josiane Maria Oliveira de
Assunto: Paternidade
Pré-natal
Profissionais de saúde
Promoção da saúde
Homens - saúde
Data de apresentação: 3-Dez-2020
Data de publicação: 24-Fev-2022
Referência: ANDRADE, Gabrielly Souza de. Atuação dos profissionais de saúde no incentivo ao exercício da paternidade durante o pré-natal. 2020. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: INTRODUÇÃO: As consultas de pré-natal são consideradas um momento propício ao incentivo da participação masculina no cuidado, além de promover a inserção dos homens nos serviços de atenção primária; e a forma que os profissionais de saúde conduzem essas consultas pode aproximar ou distanciar o homem de participar de forma ativa do pré-natal. O incentivo dos profissionais de saúde ao exercício da paternidade corresponsável traz benefícios para o homem e sua família, que se estendem mesmo após o período gestacional. OBJETIVO: Investigar a atuação dos profissionais da saúde no incentivo à paternidade participativa e corresponsável durante o período do pré-natal. MÉTODO: Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, os dados foram coletados no período de dois meses, entre dezembro de 2019 a fevereiro de 2020, através de um instrumento semiestruturado contendo questões abertas que nortearam uma entrevista. A coleta de dados ocorreu em uma Unidade Básica de Saúde do Distrito Federal, com oito profissionais de saúde que atuam no atendimento pré-natal. Os dados foram analisados com auxílio do software ALCESTE. A coleta dos dados teve início após a aprovação do CEP/FEPECS e do CEP/FCE, concedida em outubro de 2019. RESULTADOS: Na análise dos dados formou-se cinco classes temáticas, com os seguintes títulos: Classe 1 - Valorização da Participação do Homem no Pré-Natal pelos Profissionais de Saúde. Classe 2 – Capacitações para os Profissionais de Saúde, Direcionadas ao Incentivo à Paternidade Participativa no Pré-Natal. Classe 3 – Limitação de Recursos na Elaboração de Estratégias que Promovam e Incentivem a Presença do Homem nas Rotinas de Pré Natal. Classe 4 – O Pré-Natal como Momento Oportuno de Cuidado com a Saúde do Homem. Classe 5 - Limitações de Estratégias Diante do Não Comparecimento do Parceiro no Pré-Natal. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os profissionais de saúde valorizam o incentivo à paternidade participativa e corresponsável, durante o pré-natal. Contudo, apontaram limitações que dificultam tal incentivo, como a resistência às mudanças culturais e a falta de estrutura física, de pessoal suficiente e de formação adequada. O que exige uma maior sensibilização e qualificação dos profissionais para promoção de ações que ultrapassem a cultura masculina hegemônica e as dificuldades organizacionais.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.