Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30018
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_VitoriaFernandesDeAssis_tcc.pdf926,28 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise do gerenciamento de resultados durante o período de convergência para as IFRS pelas empresas brasileiras de capital aberto entre 2006 e 2012
Autor(es): Assis, Vitória Fernandes de
Orientador(es): Fernandes, José Lúcio Tozetti
Assunto: Empresas - finanças
Contabilidade
Empresas de capital aberto
Data de apresentação: Out-2021
Data de publicação: 24-Fev-2022
Referência: ASSIS, Vitória Fernandes de. Análise do gerenciamento de resultados durante o período de convergência para as IFRS pelas empresas brasileiras de capital aberto entre 2006 e 2012. 2021. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo investigar o efeito do processo de convergência para as normas internacionais no nível de Gerenciamento de Resultados nas empresas brasileiras de capital aberto, que voluntariamente publicavam seu fluxo de caixa desde 2005. Foi utilizada uma amostra de 24 empresas listadas na B3 no período de 2005-2012. Os dados foram coletados na Economática. A proxy para gerenciamento de resultados em cada ano foi o accrual discricionário estimado pelo modelo Dechow, Hutton, Kim e Sloan (2012). Foram encontradas evidencias que sugerem alguma diminuição no nível de Gerenciamento de Resultados com significância menor que 0,1. O resultado da pesquisa não é suficiente para afirmar que houve algum tipo de alteração significativa no Gerenciamento de Resultados, mas pode indicar que houve melhora na qualidade da informação contábil.
Abstract: The goal of this study was to analyze the effect of the process of convergence to the standards of international accounting on Earnings Management levels in Brazilian listed companies that voluntarily disclosed the cash flow statement since 2005. The study analyzed 24 listed companies sample from 2005 to 2012. The data were extracted from Economatica data base. Dechow et al. (2012) model was used to earnings management. The results’ interpretation indicates a slight change in earnings management level with a <0,1 significance. These results aren’t enough to say that this change was statistically significant, but indicate that the quality of the accounting information has increased.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.