Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30015
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_WanessaDeOliveiraLopes_tcc.pdf713,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O futuro do marketing digital : uma convergência entre criatividade e visão de negócios
Autor(es): Lopes, Wanessa de Oliveira
Orientador(es): Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim
Assunto: Comunicação
Marketing digital
Criatividade
Negócios - estratégias
Micro e pequenas empresas
Consumo (Publicidade)
Data de apresentação: 2017
Data de publicação: 24-Fev-2022
Referência: LOPES, Wanessa de Oliveira. O futuro do marketing digital: uma convergência entre criatividade e visão de negócios. 2017. 69 f., il . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
Resumo: Sabe-se que a internet aliada à informatização dos veículos de comunicação proporciona às empresas aspectos essenciais para o fortalecimento do relacionamento com o consumidor e estabelece novas práticas de comunicação que estão intrinsecamente alinhadas ao marketing digital da organização. Neste contexto, a presente pesquisa teve como objetivo investigar e analisar a importância das ações de marketing digital para o desenvolvimento e fortalecimento da gestão da comunicação presente nas micro e pequenas empresas. Dado o foco deste estudo, é importante observar que, nos dias atuais, frente a um mercado marcado pela competitividade, as práticas inovadoras do marketing são consideradas ferramentas que auxiliam na interação entre empresa e consumidor, além de ser um instrumento importante para a propagação da informação. A metodologia do trabalho foi aplicada através de pesquisas qualitativas em amostra de dez micro e pequenas empresas localizadas no Distrito Federal. Análise dos dados evidenciou que a prática do marketing digital nos pequenos negócios é uma atividade muitas vezes desconhecida e o sua proveito encontra-se em desenvolvimento. A luz de pesquisadores, pesquisas científicas e artigos especializados, o referencial teórico visa estruturar e caracterizar como o marketing digital associado à gestão da inovação e a tecnologia nas organizações proporcionam conteúdo relevante e vantagem competitiva perante os concorrentes. Por fim, concluiu-se que, tendo em vista o crescimento exponencial da competitividade das organizações, estratégias de marketing se bem estabelecidas e aplicadas, podem se tornar fator de diferenciação para ampliar as possibilidades de se obter melhores resultados de comunicação e, consequentemente, aumento na vantagem competitiva em relação aos concorrentes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2017.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.