Título: | O futuro do marketing digital : uma convergência entre criatividade e visão de negócios |
Autor(es): | Lopes, Wanessa de Oliveira |
Orientador(es): | Abreu, Maria Fernanda Dangelo Valentim |
Assunto: | Comunicação Marketing digital Criatividade Negócios - estratégias Micro e pequenas empresas Consumo (Publicidade) |
Data de apresentação: | 2017 |
Data de publicação: | 24-Fev-2022 |
Referência: | LOPES, Wanessa de Oliveira. O futuro do marketing digital: uma convergência entre criatividade e visão de negócios. 2017. 69 f., il . Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2017. |
Resumo: | Sabe-se que a internet aliada à informatização dos veículos de comunicação proporciona
às empresas aspectos essenciais para o fortalecimento do relacionamento com o
consumidor e estabelece novas práticas de comunicação que estão intrinsecamente
alinhadas ao marketing digital da organização. Neste contexto, a presente pesquisa teve
como objetivo investigar e analisar a importância das ações de marketing digital para o
desenvolvimento e fortalecimento da gestão da comunicação presente nas micro e
pequenas empresas. Dado o foco deste estudo, é importante observar que, nos dias atuais,
frente a um mercado marcado pela competitividade, as práticas inovadoras do marketing
são consideradas ferramentas que auxiliam na interação entre empresa e consumidor,
além de ser um instrumento importante para a propagação da informação. A metodologia
do trabalho foi aplicada através de pesquisas qualitativas em amostra de dez micro e
pequenas empresas localizadas no Distrito Federal. Análise dos dados evidenciou que a
prática do marketing digital nos pequenos negócios é uma atividade muitas vezes
desconhecida e o sua proveito encontra-se em desenvolvimento. A luz de pesquisadores,
pesquisas científicas e artigos especializados, o referencial teórico visa estruturar e
caracterizar como o marketing digital associado à gestão da inovação e a tecnologia nas
organizações proporcionam conteúdo relevante e vantagem competitiva perante os
concorrentes. Por fim, concluiu-se que, tendo em vista o crescimento exponencial da
competitividade das organizações, estratégias de marketing se bem estabelecidas e
aplicadas, podem se tornar fator de diferenciação para ampliar as possibilidades de se
obter melhores resultados de comunicação e, consequentemente, aumento na vantagem
competitiva em relação aos concorrentes. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Comunicação Organizacional, 2017. |
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Aparece na Coleção: | Comunicação - Comunicação Organizacional
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