Título: | Proposta de ensino de Zoologia de invertebrados para os anos finais do ensino fundamental |
Autor(es): | Araujo, Gláucia Coutinho Nappo, Humberto Coelho |
Orientador(es): | Liporini, Thalita Quatrocchio |
Assunto: | Ciências - estudo e ensino Material didático Filogenia Livros paradidáticos |
Data de apresentação: | 2021 |
Data de publicação: | 24-Fev-2022 |
Referência: | ARAUJO, Gláucia Coutinho; NAPPO, Humberto Coelho. Proposta de ensino de Zoologia de invertebrados para os anos finais do ensino fundamental. 2021. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O ensino de Zoologia é frequentemente tido como memorístico em excesso e
desinteressante para os estudantes. Além disso, essa área normalmente é tratada na Educação
Básica através de uma perspectiva estanque, que não considera as relações evolutivas entre os
grupos e o processo de transformação das linhagens. Este cenário reflete dois problemas. O
primeiro é uma visão essencialista acerca da biodiversidade que é mantida e propagada por
muitos professores, livros didáticos e documentos pedagógicos. O segundo, que se relaciona
com o anterior, é uma formação docente inicial deficitária em Filosofia e História da Ciência.
Desse modo, os objetivos deste trabalho foram identificar e analisar trabalhos que abrangessem
a produção ou uso de materiais paradidáticos para o ensino de Zoologia publicados em revistas
e eventos associados ao ensino de Ciências e Biologia e, a partir dos resultados, elaborar um
recurso didático que viabilize o ensino de Zoologia por uma perspectiva evolutiva. A proposta
consiste em um livro, respaldado pelos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, idealizado
para auxiliar professores de Ciências a trabalhar a Zoologia junto a conteúdos da Sistemática
Filogenética, de modo a promover a integração destes conhecimentos a conceitos provenientes
do eixo central da Biologia: a Teoria da Evolução. |
Abstract: | Zoology teaching is often seen as overly memorization-based and uninteresting for
students. Beyond this, the area is usually treated in Basic Education through a static perspective,
that does not account for evolutive relationships between the groups or the lineage modification
process. This scenario reflects two problems. The first one is an essentialist view over the
biodiversity, that is maintained and disseminated by many teachers, textbooks, and pedagogic
documents. The second, which is related to the previous one, is a shortfall in Philosophy and
History of Science in teacher’s initial formation. Thereby, the goals of this work were to identify
and analyze others works that comprised the production or application of didactic material in
Zoology teaching published in journals and events related to Science and Biology teaching,
and, from the results, formulate a didactical resource that enables teaching Zoology from an
evolutionary perspective. The proposal consists in a book, endorsed by the Historical-Critical
Pedagogy, idealized to help Science teachers approaching Zoology alongside Phylogenetics
Systematics’ concepts so to promote integration of this knowledge with the one originated from
Biology’s central axis: the Theory of Evolution. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
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