Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30006
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GlauciaAraujo_HumbertoNappo_tcc.pdf4,06 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLiporini, Thalita Quatrocchio-
dc.contributor.authorAraujo, Gláucia Coutinho-
dc.contributor.authorNappo, Humberto Coelho-
dc.identifier.citationARAUJO, Gláucia Coutinho; NAPPO, Humberto Coelho. Proposta de ensino de Zoologia de invertebrados para os anos finais do ensino fundamental. 2021. 119 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de Zoologia é frequentemente tido como memorístico em excesso e desinteressante para os estudantes. Além disso, essa área normalmente é tratada na Educação Básica através de uma perspectiva estanque, que não considera as relações evolutivas entre os grupos e o processo de transformação das linhagens. Este cenário reflete dois problemas. O primeiro é uma visão essencialista acerca da biodiversidade que é mantida e propagada por muitos professores, livros didáticos e documentos pedagógicos. O segundo, que se relaciona com o anterior, é uma formação docente inicial deficitária em Filosofia e História da Ciência. Desse modo, os objetivos deste trabalho foram identificar e analisar trabalhos que abrangessem a produção ou uso de materiais paradidáticos para o ensino de Zoologia publicados em revistas e eventos associados ao ensino de Ciências e Biologia e, a partir dos resultados, elaborar um recurso didático que viabilize o ensino de Zoologia por uma perspectiva evolutiva. A proposta consiste em um livro, respaldado pelos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, idealizado para auxiliar professores de Ciências a trabalhar a Zoologia junto a conteúdos da Sistemática Filogenética, de modo a promover a integração destes conhecimentos a conceitos provenientes do eixo central da Biologia: a Teoria da Evolução.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordCiências - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordMaterial didáticopt_BR
dc.subject.keywordFilogeniapt_BR
dc.subject.keywordLivros paradidáticospt_BR
dc.titleProposta de ensino de Zoologia de invertebrados para os anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-02-24T11:17:35Z-
dc.date.available2022-02-24T11:17:35Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30006-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Zoology teaching is often seen as overly memorization-based and uninteresting for students. Beyond this, the area is usually treated in Basic Education through a static perspective, that does not account for evolutive relationships between the groups or the lineage modification process. This scenario reflects two problems. The first one is an essentialist view over the biodiversity, that is maintained and disseminated by many teachers, textbooks, and pedagogic documents. The second, which is related to the previous one, is a shortfall in Philosophy and History of Science in teacher’s initial formation. Thereby, the goals of this work were to identify and analyze others works that comprised the production or application of didactic material in Zoology teaching published in journals and events related to Science and Biology teaching, and, from the results, formulate a didactical resource that enables teaching Zoology from an evolutionary perspective. The proposal consists in a book, endorsed by the Historical-Critical Pedagogy, idealized to help Science teachers approaching Zoology alongside Phylogenetics Systematics’ concepts so to promote integration of this knowledge with the one originated from Biology’s central axis: the Theory of Evolution.pt_BR
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.