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Título: Educação ambiental e etnobotânica : conhecimento e sensibilização sobre as plantas do cerrado por meio de recurso audiovisual
Autor(es): Leppa, Caroline Oliveira
Mutinelli, Ingrid Kowalczuk
Orientador(es): Avanzi, Maria Rita
Assunto: Educação ambiental
Cerrado
Recursos audiovisuais
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 22-Fev-2022
Referência: LEPPA, Caroline Oliveira; MUTINELLI, Ingrid Kowalczuk. Educação ambiental e etnobotânica: conhecimento e sensibilização sobre plantas do cerrado por meio de recurso audiovisual. 2021. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Devido às grandes riquezas da fauna e flora do Cerrado, somados a forte relação que povos tradicionais estabelecem com este bioma, as diferentes comunidades da Chapada dos Veadeiros (GO) expressam profundos conhecimentos sobre as plantas nativas da região e seus diversos usos. Quando inseridos em práticas de Educação Ambiental (EA), os saberes tradicionais possibilitam espaços de diálogo e reflexão sobre a interação do ser humano com a natureza, considerando a valorização da cultura tradicional no ambiente escolar como uma das formas de tecer caminhos para a conservação do Cerrado. Esta pesquisa buscou investigar quais contribuições de dois recursos didáticos para a prática de docentes de diferentes componentes curriculares da educação básica, que atuam no campo da EA na região da Chapada dos Veadeiros (GO), visando a sensibilização e valorização do bioma, saberes e cultura local dentro do ambiente escolar. Os recursos didáticos desenvolvidos nesta pesquisa foram um documentário e um roteiro com sugestões de atividades, os quais contaram com o protagonismo e com os conhecimentos do raizeiro Delmi Luiz Sol, guardião dos saberes da tradição do Cerrado do município de Colinas do Sul (GO). Estes recursos foram validados, por meio de um questionário, por educadores vinculados ao Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis (IPEARTES), coletivo educador composto por profissionais vinculados à Secretaria de Educação de Goiás, que atua na região de estudo nos campos da Educação Ambiental e Arte Educação. A partir dos dados obtidos foi possível observar que os recursos didáticos apresentam potenciais sensibilizadores para a valorização dos saberes tradicionais e para promover o diálogo de saberes. Logo, a utilização dos saberes tradicionais como subsídios para ações pedagógicas da EA pode auxiliar no desenvolvimento de um ensino mais contextualizado, sensibilizador e multidimensional. Assim, os recursos didáticos elaborados contribuem para o diálogo entre os saberes tradicionais e os diversos conteúdos curriculares previstos para o ensino da Educação Básica no Estado de Goiás, possibilitando a valorização da cultura tradicional no ambiente escolar.
Abstract: Due to the great richness of the fauna and flora of the Cerrado in addition to the strong relationship that traditional peoples establish with this biome, the different communities of Chapada dos Veadeiros (Goiás) each express deep knowledge about the region's native plants and their various uses. When traditional knowledge is applied to the field of Environmental Education (EE), it provides space for dialogue and reflection on the interaction of human beings with nature, considering the valorization of traditional culture in the school environment as one of the ways to weave paths for the conservation of the Cerrado. This research sought to investigate the contributions of two didactic resources for the practice of teachers from different curricular components of basic education, who work in the field of EE in the Chapada dos Veadeiros (Goiás) region, aimed at raising awareness and valorizing the local biome and knowledge and culture within the educational system. A documentary and a script outlining suggestions of activities for educators to use in the classroom were developed as didactic resources, which counted on the guidance and knowledge of the raizeiro (herbalist) Delmi Luiz Sol, guardian of traditional knowledge of the Cerrado in the city of Colinas do Sul, Goiás. These resources were validated through a questionnaire submitted to educators linked to the Institute for Research, Teaching and Extension in Art Education and Sustainable Technologies (IPEARTES), a collective of educators composed of professionals connected to the Goiás State Department of Education, which operates in the region of study in the fields of Environmental Education and Art Education. From the data obtained, it was possible to observe that the didactic resources present potential to sensitize people to values of traditional knowledge and to promote a dialogue between traditional and scientific knowledge. Therefore, the use of traditional knowledge as subsidies for EE pedagogical actions can help in the development of a more contextualized, sensitizing and multidimensional teaching. Thus, the didactic resources developed contribute to the dialogue between traditional knowledge and the various curricular contents provided for teaching Basic Education in the State of Goiás, enabling the appreciation of traditional culture in the educational environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2021.
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